EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS DOS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

ABREU, Agatha Valias ¹; TERRA, Vania Aparecida ²
Colégio do(a) estudante: Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina
Supervisor(a): Luciana Maria Vieira Pöttker
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O câncer de colo de útero é uma enfermidade grave e com alta taxa de mortalidade anual, caracterizada pelo crescimento anormal das células epiteliais. Devido a diversidade de fatores que influenciam o aumento do risco dessa doença e sua incidência em mulheres da faixa etária de 40 a 60 anos, faz-se necessário tratar esse tema amplamente nos círculos sociais, a fim de prevenir o desenvolvimento do câncer. A ausência de políticas públicas qualitativas voltadas à superação dessa temática também é um importante critério de ascensão do número de casos, principalmente em países subdesenvolvidos. Elucidando os fatores de risco relacionados ao câncer de colo de útero através de dados indicados nas bibliografias científicas e encontrando catalisadores dessa maleza incluem hábitos comuns a mulheres em situação de vulnerabilidade social, como o vício em tabagismo e o sexo prematuro. É imprescindível, nesse viés, foi feita uma análise das evidências de risco do câncer atualmente. OBJETIVOS: Elucidar os fatores de risco relacionados ao câncer de colo de útero através de dados indicados nas bibliografias científicas e apresentação no Instituto Federal do Paraná, Londrina/PR sobre o tema MATERIAIS E MÉTODO: Busca de artigos disponibilizados em diversas plataformas, tais como o SciElo, Biblioteca Virtual (IFPR) e Google Acadêmico, RESULTADOS: A apresentação discutiu os tópicos envolvendo o vício em tabaco e outros catalisadores comuns hodiernamente, além de expor quais as populações mais afetadas pela doença percentualmente CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através deste trabalho foi possível advertir a comunidade local acerca dos fatores catalisadores do câncer de colo de útero, bem como elucidar quais as populações mais afetadas pela enfermidade e suas possíveis formas de prevenção. Os artigos analisados também possibilitaram a reunião de evidências sobre aspectos recorrentes no desenvolvimento da doença durante os últimos 5 anos, auxiliando assim os cidadãos na manutenção de sua saúde. É evidente a importância do processo de democratização do conhecimento científico em ambientes populares, em especial pesquisas que amparem mulheres e outros grupos minoritários a aprimorar sua qualidade de vida e bem-estar físico. Por meio destes projetos, hábitos danosos podem ser abandonados, aumentando assim a expectativa de vida dos afetados e diminuindo a quantidade crescente de casos de doenças graves.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Câncer de colo de útero; 2. Saúde; 3.Prevenção; 4.Tabagismo; 5.Fatores de Risco.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.