AÇÃO DO PALBOCICLIBE NO CICLO CELULAR DAS CÉLULAS DO CARCINOMA ESPINOCELULAR DE CABEÇA E PESCOÇO

TEIXEIRA, Maria Eduarda Bertolazzi ¹; HERRERA, Ana Cristina Da Silva Do Amaral ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Este estudo aborda a ação do Palbocicilbe no ciclo celular do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, avaliando o potencial de um tratamento tumor-agnóstico, a visar as características moleculares celular, através do inibidor de ciclina CDK4/6, Palbociclibe. Aprovado para o câncer de mama HER negativo, sua eficácia é investigada em carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço em ensaios clínicos. A droga em questão induz a senescência celular, potencializando a ação de medicamentos convencionais, como o Cetuximabe. Assim, o Palbociclibe pode ser eficaz em ambas as patologias (câncer de mama e carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço), ao restaurar a função da p16 e diminuindo o Rb fosforilado, melhorando a sobrevida do paciente. OBJETIVOS: Compreender, a partir de uma revisão sistemática, como a composição genética das células do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço são atingidas pelos inibidores de ciclina CDK4/6, em especial, o Palbociclibe, a fim de entender, a partir de uma comparação entre as alterações celulares que desencadeiam esse câncer, como o fármaco citado, atualmente utilizado em cânceres de mama HER negativos, vem apresentando resposta na terapêutica de cânceres de outros sistemas. MATERIAIS E MÉTODO: Esta revisão sistemática foi conduzida seguindo diretrizes de itens preferidos para relatórios de revisões sistemáticas, sendo registrada no protocolo PROSPERO. Da mesma forma, contou com critérios de elegibilidade conforme o formato PICOS, e utilizou como fonte de dados PubMed e Lilacs, no período de 2013 a 2024, além de uma busca nos registros de ensaios clínicos, incluindo ClinicalTrials.gov, sendo utilizado estratégias de busca direcionada. Foi realizada busca ativa e revisão de todos os textos por dois revisores, e aqueles compatíveis com os critérios de inclusão tiveram os dados analisados e extraídos, em seguida foi realizada síntese dos resultados. RESULTADOS: A partir dos critérios de elegibilidade, dois artigos foram selecionados e incluídos na análise, sendo realizada uma tabela-síntese. Os estudos avaliaram a melhor resposta e resposta parcial ao tratamento, a estabilidade da doença e a progressão da mesma. A partir dos dados, nota-se que a utilização de um inibidor de ciclina CDK4/6, Palbociclibe, é capaz de levar uma célula cancerígena ao seu estado de senescência, regulando a proliferação celular, que está descontrolada, e restabelecendo a função do ponto de verificação, de G1 a S, do ciclo celular, que foi perdida durante a mutação que transformou tal célula em um câncer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta revisão examina o uso potencial do Palbociclibe em pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço. Embora haja poucos estudos, evidências preliminares sugerem benefícios terapêuticos com a combinação de Palbociclibe e Cetuximabe. Mais pesquisas são necessárias para confirmar sua eficácia e entender seu papel nessa indicação.

PALAVRAS-CHAVE: carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço; palbociclibe; inibidores de CDK4/6; tumor-agnóstico.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.