ENCONTRANDO O DEUS DOS FILÓSOFOS: CORRESPONDÊNCIAS ANÁLOGAS ENTRE A TRADIÇÃO SIMBÓLICA CRISTÃ E O PENSAMENTO MÍSTICO-FILOSÓFICO DE SIMONE WEIL

ALMEIDA, Luiz Vinicius Balisardo De ¹; VALLE, Bortolo ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho de iniciação científica tem como intenção investigar e esclarecer as apropriações simbólicas que ocorrem no pensamento da filósofa Simone Weil para com a cultura cristã com o intuito de melhor compreender suas influências sob o desenvolvimento da obra da autora, assim como sintetizar de maneira didática a leitura concomitantemente mística e filosófica destes símbolos religiosos, fruto de uma vida e de um esforço intelectual simultaneamente seculares e intensamente espiritualizados, característica singular da pensadora investigada. OBJETIVOS: Para tanto, teremos como objetivo, em um primeiro momento, localizar histórica e ideologicamente a autora para que possamos oferecer suficiente contexto e familiarização no que diz respeito à construção filosófica a qual Weil se propõe a desenvolver; em um segundo momento, apresentaremos as pontuais características da relação da filósofa com a doutrina cristã, assim como com suas instituições e aparatos simbólicos, para que alcancemos o melhor entendimento das intenções que existem como arcabouço de seu impulso reflexivo sob estes; finalmente, tendo sido apresentados tais alicerces de seu pensamento, desenvolveremos uma anamnese do entendimento místico-filosófico de Weil sobre os quatro símbolos (ou ações simbólicas) que foram por ela melhor desenvolvidos em sua obra, a saber: o batismo, a eucaristia, a oração, e o Cristo crucificado. MATERIAIS E MÉTODO: Nosso método de pesquisa será a leitura e citação de materiais bibliográficos disponíveis em língua inglesa e portuguesa, tanto de comentadores da autora como de livros publicados com seus escritos originais, e, principalmente, de sua biografia, escrita por Pétrement. RESULTADOS: Em nossos resultados, pretendemos ter alcançado um esclarecimento adequado tanto dos métodos utilizados por Weil em seu ímpeto filosófico quanto de suas leituras finais no que diz respeito à sua análise dos sentidos místicos por trás da simbologia judaico-cristã. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como esperamos ter aqui evidenciado ao longo de nossa discussão, tal análise se manifesta concomitantemente de maneira criteriosamente crítica e admiravelmente respeitosa e provém tanto ao leitor espiritualista quanto ao secular uma chave de leitura única para a melhor compreensão desta linguagem simbólica, tanto em práticas religiosas quanto no inquérito filosófico.

PALAVRAS-CHAVE: Misticismo; Cristianismo; Simbologia; Religião

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.