AVALIAÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM RINUSSINUSITE CRÔNICA ASSOCIADA A POLIPOSE NASAL EOSINOFÍLICA EM TRATAMENTO COM IMUNOBIOLÓGICOS

DEBES, Georgia Varaschin ¹; BERNARDELLI, Rafaella Stradiotto ³; SANTOS, Marco Cesar Jorge Dos ³; MURATA, Juliana ³; CHAIBEN, Viviane Bernardes De Oliveira ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A rinossinusite crônica com polipose nasal é uma doença cuja prevalência é significativa na população, afetando negativamente a qualidade de vida dos pacientes acometidos. Dentre as opções de tratamento mais atuais, destaca-se o uso de medicamentos imunobiológicos, que foram recentemente validados como opção. OBJETIVOS: Analisar o perfil demográfico dos pacientes, bem como comparar sua sintomatologia antes do início do tratamento e depois de 3 e 6 meses utilizando medicamentos imunobiológicos em centro de referência em Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: O presente estudo caracteriza-se como observacional prospectivo. Realizou-se revisão bibliográfica entre os meses de setembro e novembro de 2023, embasada em artigos confiáveis de grandes bases de pesquisa. Posteriormente, com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, foi dado início à coleta de dados, que acompanhou a resposta de 44 pacientes maiores de 18 anos, selecionados aleatoriamente e em diferentes fases do tratamento para rinossinusite crônica associada à polipose nasal eosinofílica com uso de imunobiológicos estão em acompanhamento em serviço de referência em otorrinolaringologia e imunoterapia em Curitiba. Em cada uma das consultas realizadas (0, 3 e 6 meses após o início do tratamento), aplicou-se o SNOT-22, um questionário validado e recomendado pelo European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps 2020, que consiste em 22 perguntas respondidas pelo próprio paciente para estadiar seus sintomas. Uma redução da pontuação indica melhora dos sintomas. Os dados, que foram coletados dos prontuários médicos eletrônicos nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, foram organizados em tabela do Excel™️. Realizada análise descritiva do conjunto de dados, sendo produzidos gráficos e tabelas. As variáveis quantitativas estão descritas por média, desvio padrão, mediana, valor mínimo e valor máximo. As variáveis categóricas estão descritas por frequência absoluta e percentual. A comparação do escore SNOT-22 entre os 3 momentos de avaliação foi realizada por meio do teste não paramétrico de Friedman seguido do teste post hoc de Dunn com nível de significância ajustado por Bonferroni. Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Não foram imputados valores para correção de dados ausentes. RESULTADOS: O resultado apresentado demonstrou diferença significativa na comparação global do escore SNOT-22 entre os três momentos de avaliação (p = 0,019) com valores em 3 e 6 meses depois menores que o valor do escore no momento antes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A terapêutica com imunobiológicos para rinossinusite crônica com polipose nasal eosinofílica demonstra resultados promissores no controle dos sintomas dos pacientes, devendo ser realizados mais estudos para delimitar o perfil dos pacientes mais beneficiados pela terapêutica.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Rinossinusite crônica; 2. Imunobiológicos; 3. Pólipos nasais; 4. Sintomas; 5 Tratamento clínico.