O PROBLEMA DO “VIRTUAL E DO ATUAL” NA ONTOLOGIA DE GILLES DELEUZE

SANTOS, Deividi Almeida Dos ¹; CRAIA, Eladio Constantino Pablo ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A ontologia de Gilles Deleuze caracteriza-se, entre outras questões, pela sua abordagem dos conceitos de “virtual” e de “atual”, entendidos como um complexo conceitual único, sendo que este conjunto de análises constitui uma das suas contribuições filosóficas mais fundamentais. Para Deleuze, a relação entre “virtualidade” e “atualidade” está no cerne de sua filosofia. Para o filósofo francês, o “virtual” não deve ser entendido como uma dimensão apenas possível e ainda não real, mas, como uma “realidade” dotada de um estatuto ontológico próprio. O “virtual” é entendido por Deleuze como um campo de forças e potenciais que existe simultaneamente, em termos lógicos e cronológicos, com os fenómenos atualizados, estabelecendo uma dinâmica entre “virtual” e “atual”, uma passagem ou “Dramatização”. Dessa forma, “realidade” e “virtualidade” não são antagônicas, senão que uma indica o estatuto da outra. OBJETIVOS: Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi o de explorar de que modo Deleuze aborda a questão do virtual e do atual na sua conceição de ontologia diferencial, em oposição à ontologia tradicional. MATERIAIS E MÉTODO: Deste ponto de vista, foram abordados a partir de diversos textos de Deleuze, os conceitos-chave da ontologia de Deleuze, como “multiplicidade”, “imanência”, “devir” e “diferença”, os quais desempenham um papel crucial na compreensão da natureza do virtual e da sua relação com a realidade, enquanto componentes básicos de sua reflexão ontológica. RESULTADOS: “Multiplicidade” refere-se a uma realidade que não pode ser reduzida à unidade ou à simples identidade, mas que envolve heterogeneidade interna. “Imanência” refere-se a um plano de coerência no qual os conceitos se movem e se conectam sem qualquer referência à transcendência. O conceito de “devir” está no centro desta ontologia, porque mostra um processo contínuo de transformação e diferenciação em que o “virtual” é constantemente renovado sem se degradar. Nesse sentido, a “diferença” não é apenas uma oposição, mas uma condição de possibilidade de existência e de pensamento. Assim, a ontologia deleuziana apresenta o “virtual” e o “atual” como dimensões indissociáveis da existência fática, constantemente “atualizadas” a partir do “virtual”. Longe de se oporem, “virtualidade” e “realidade” formam uma relação dinâmica e criativa onde pensamento e existência se tornam indistinguíveis. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida explorou a ontologia proposta pelo filósofo francês, prestando especial atenção aos seus conceitos-chave de “virtual” e “atual”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entre outros aspectos, a ontologia de Deleuze é caracterizada por uma abordagem singular da questão do “virtual” e do “atual”, o que constitui uma de suas contribuições filosóficas mais fundamentais. Este conceito ontológico constitui a contribuição fundamental de Deleuze para a compreensão da fluidez e da formação contínua da realidade.

PALAVRAS-CHAVE: Deleuze; Ontologia; Conceitos; Virtual; Atual.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.