LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE ESPÉCIES PARASITAS EM OREOCHROMIS NILOTICUS NA CIDADE DE TOLEDO – PARANÁ

SOUZA, Milene Eduarda Hildebrande De ¹; WILMSEN, Mauricio Orlando ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A piscicultura é um setor vital para a produção de alimentos, e a tilápia tem se destacado como uma espécie de grande importância econômica. No entanto, a criação intensiva pode acarretar desafios significativos, especialmente em relação à saúde dos peixes e à qualidade da água. A presença de parasitas é uma preocupação constante, afetando tanto a saúde dos peixes quanto a produtividade dos sistemas de cultivo. Este estudo foca na avaliação de parasitas em tilápias e como variáveis ambientais influenciam essas infecções. OBJETIVOS: O objetivo principal é identificar e quantificar as infecções parasitárias em tilápias cultivadas em diferentes locais de Toledo, Paraná. Além disso, o estudo visa avaliar o impacto da qualidade da água nas infecções parasitárias, comparando os resultados obtidos em duas estações do ano, verão e inverno. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado em duas coletas, uma no verão (4-8 de dezembro de 2023) e outra no inverno (6-7 de junho de 2024), cada uma em 4 propriedades de piscicultura em Toledo, PR, com 10 animais por propriedade, totalizando 80 peixes. No verão e inverno, foi realizada análise de água e analisada para amônia tóxica, nitrito, pH, oxigênio dissolvido e temperatura. Os peixes foram examinados macroscopicamente para verificação de lesões e, em seguida, amostras de brânquias e tegumento foram raspadas e observadas a fresco em microscópio óptico (40x e 100x). Órgãos internos como olhos, fígado, baço, intestino e estômago foram removidos, avaliados macroscopicamente e examinados microscopicamente por impressão tecidual. RESULTADOS: . Durante o verão, as condições de água mostraram níveis inadequados de oxigênio e nitrito, correlacionando-se com a presença de parasitas, como Monogenias dactylogyridae e nematoides oculares. No inverno, os parâmetros estavam adequados, e a prevalência de parasitas foi menor. As análises mostraram que a qualidade da água, especialmente a temperatura e os níveis de oxigênio e nitrito, influencia a intensidade das infecções parasitárias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, a pesquisa confirma que a qualidade da água é um fator crucial para a saúde dos peixes em sistemas de piscicultura. Condições inadequadas, como baixa concentração de oxigênio e altos níveis de nitrito, favorecem a proliferação de parasitas. A manutenção de parâmetros ambientais ideais é essencial para reduzir infecções parasitárias e promover a saúde e o bem-estar dos peixes.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Tilápia; 2. Parasitas; 3. Qualidade da água; 4. Piscicultura; 5. Monogeneas.