O “SABER SER” NA METODOLOGIA ESTUDO DE CASO, NA DISCIPLINA DE AGRESSÃO E DEFESA I, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA PUCPR, CAMPUS LONDRINA.

GONDIM, Amanda Fioravanti ¹; MRRAMBILLA, Paulo Henrique Maravieski ³; ALBANESE, Maria Laura ³; TERRA, Vania Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O ensino por competências da PUCPR, contempla o saber fazer, baseado nos recursos cognitivos, quanto o saber ser pautado no aprimoramento de recursos socioemocionais. Assim, a articulação do saber ser integrado ao saber fazer, para atingir o saber agir, vai além dos recursos técnico-científico e integra recursos subjetivos, embasados nos valores e a missão da instituição, permitindo a formação de um estudante preparado para enfrentar diferentes cenários, de forma autônoma e flexível e sendo capaz de se adaptar por meio de soluções inovadoras. A matriz curricular por competências prevê a utilização de metodologias, como o estudo de caso, onde o estudante exerce papel ativo no alcance das aprendizagens. Este projeto de pesquisa justifica-se por propor uma estratégia de ensino que objetiva o desenvolvimento do saber ser como um dos passos da metodologia estudo de caso, promovendo a prática reflexiva e metacognição do estudante para a formação acadêmica de excelência. OBJETIVOS: Analisar a eficácia da prática pedagógica e dos materiais elaborados para o desenvolvimento da dimensão do saber ser integrado ao saber fazer de acordo com a metodologia estudo de caso, bem como validar o guia: Indícios Atitudinais do Saber Ser, como material de apoio para o planejamento de práticas pedagógicas. MATERIAIS E MÉTODO: Elaboração de documentos de autoavaliação e avaliação dos pares, cujas questões foram criadas levando em consideração as ações ou indícios atitudinais do saber ser, descritas num material de apoio, aplicados aos discentes do 3º período do curso de Medicina da PUCPR, Campus Londrina. Posteriormente, o questionário de pesquisa, aprovado pelo comitê de ética, com questões objetivas e discursivas, foi respondido pelos estudantes. Os dados obtidos do questionário passaram por análise do conteúdo, utilizando o software ATLAS.ti e análise fatorial exploratória, através do software Minitab. RESULTADOS: A análise de conteúdo, revelou que 23 dos 31 estudantes perceberam ter desenvolvido o saber ser cooperação, enquanto 10 deles afirmam ter desenvolvido o saber ser autorregulação e 8 o saber ser dedicação. Quanto aos resultados da análise fatorial foi possível extrair 3 fatores principais que revelam que as orientações e feedbacks realizadas pelo professor em conjunto com as atividades que promoveram a reflexão dos estudantes, propiciaram a regulação das ações dos saberes ser pretendidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De acordo com a análise de conteúdo e a análise fatorial, é possível inferir que a prática reflexiva aplicada como etapa da metodologia de ‘Estudo de Caso’ nas aulas práticas de Agressão e Defesa I, que visam interpretar as alterações morfológicas das doenças, promoveu o desenvolvimento dos saberes ser almejados, quais seja, cooperação, dedicação e autorregulalção integrado ao saber fazer. Isso é de extrema relevância, já que se entende que o desenvolvimento de competências socioemocionais em conjunto com os recursos cognitivos, por meio de uma metodologia de ensino adequada é a chave para que os estudantes egressos tenham excelência na formação acadêmica e no âmbito profissional. A partir do presente projeto concluímos que contribuímos para a concretização da proposta educativa da PUCPR, a qual visa a integração de saberes previstos na aprendizagem por competências.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Saber Ser; 2. Educação Médica; 3. Habilidade Socioemocional; 4. Estudo de Caso.