RASTREAMENTO DE INIQUIDADES E VULNERABILIDADES RELACIONADOS A SAÚDE MATERNA E INFANTIL: DESENVOLVIMENTO INFANTIL AOS 3 E 6 MESES DE IDADE

AZEVEDO, Ana Júlia ¹; WERNECK, Renata Iani ³; WERNECK, Renata Iani ²; ORSI, Juliana Schaia Rocha ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O estudo busca compreender iniquidades e vulnerabilidades no desenvolvimento motor de bebês com 3 e 6 meses cadastrados no programa Mãe Curitibana, a partir da aplicação de uma escala Denver II adaptada. OBJETIVOS: Observar a incidência da alteração do desenvolvimento motor infantil nas crianças de 3 e 6 meses e relacionar o desenvolvimento motor infantil ao contexto socioeconômico da mãe, exposição gestacional ao tabaco e idade gestacional do bebê no parto. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa está vinculada ao estudo COOSMIC – Coorte de Saúde Materno-Infantil de Curitiba, cujo objetivo é investigar a saúde de gestantes e crianças vinculadas à Rede Mãe Curitibana, nos primeiros 1000 dias de vida. Foram utilizados os dados coletados da coorte prospectiva, de 2019 a 2023, totalizando 142 bebês. Para organização e análise dos dados, foram utilizados os softwares Microsoft Excel e SPSS 25.0. RESULTADOS: Não foi possível observar alterações no desenvolvimento motor de bebês aos 3 meses de idade, mas aos 6 meses foi possível notar alguns atrasos: 62% dos bebês prematuros não foram capazes de se sentar sozinhos, metade dos filhos de mães com o ensino médio incompleto foram incapazes de realizar o rolamento, e bebês de lares com renda de até três salários-mínimos tiveram pior desempenho na atividade de se sentar sozinho, quando comparados aos bebês de lares com maior renda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Alguns fatores socioeconômicos mostram relação com aspectos ligados ao desenvolvimento infantil. Entretanto, o alcance do estudo foi restringido por sua pequena amostra, sobretudo no que diz respeito à análise da influência do tabagismo no desenvolvimento motor infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento motor; Psicomotricidade; Prematuridade; Socioeconômico; Tabagismo.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.