AS PRESCRIÇÕES MORAIS DE LEVÍTICO 18.6-23 DENTRO DO CÓDIGO DE SANTIDADE EM LEVÍTICO 17-26: SUA ORIGEM E ATUALIDADE

FAGUNDES, Everson Ramos ¹; JUNIOR, Clovis Torquato ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. O trabalho estuda o Código de Santidade em Levítico 17-26 sob dois aspectos básicos: sua importância e observância dentro do seu possível contexto original e a relevância e atualidade do Código de Santidade para os dias atuais. OBJETIVOS: Objetivos. O objetivo geral da pesquisa será procurar, quanto possível, determinar as fontes do Código de Santidade em Lv 17-26, suas etapas redacionais até chegar a ter a sua forma final canônica, com vistas a um segundo objetivo decorrente deste, que será fazer uma análise literária do Código, em especial das prescrições morais em Lv 18.6-23, com a finalidade de conhecer a sua possível atualidade para a igreja contemporânea, ou não Os objetivos específicos podem ser assim resumidos: pesquisar a formação do Código de Santidade (Lv 17-26) e, dentro dele, das prescrições morais (Lv 18-20); pesquisar a posição do Código de Santidade dentro do Livro de Levítico; estudar o conteúdo das prescrições morais e seu efeito nas relações pessoais em Israel, especificamente em Lv 18.6-23; Estudar a atualidade das prescrições morais de Lv 18.6-23 para a igreja contemporânea MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é de revisão bibliográfica, e tem sido realizada em fontes consagradas do método histórico-crítico, e também em novas publicações. RESULTADOS: . Resultados. O código de Santidade era um conjunto de leis que teve uma longa história de tradição oral e uma complexa história de tradição escrita, contendo seções muito antigas e outras mais recentes. É relativamente difícil determinar quando o Código de Santidade passou a ser incorporado dentro das tradições do Pentateuco, porque é também difícil traçar a história de redação do Pentateuco. O Código de Santidade foi sendo cada vez mais aceito em Israel, tornando-se um modelo comportamental para o povo de Israel.. Para os dias atuais, o Código tem sido motivo de disputas entre posições mais conservadoras o outras mais liberais dentro da igreja cristã. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. A partir da pesquisa feita, este trabalho possibilitou compreender e entender como o povo de Israel vivia na sua época. Como era importante para eles o Código de Santidade, que era um composto de muitas leis e regras morais e religiosas. Ficaram inegável e visível que essas regras e leis formavam aquele povo e com certeza era o vínculo ou o laço que tinham com Javé. Era o que os mantinham com esperança de alcançar a terra prometida. Pensando no nosso mundo contemporâneo, nos parece não fazer muito sentido, mas tudo o que foi escrito, poderemos usar como modelo de inspiração e fé cristã.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: 1. Código de Santidade; 2. Levítico; 3. Santidade; 4. Prescrições morais; 5 Relações pessoais.