TÉCNICAS LABORATORIAIS BÁSICAS DE ANÁLISES CLÍNICAS

FALQUET, Giovanna Mariani ¹; PEGORARO, Franco Bresolin ³; GOHRINGER, Rafaela Maria Debastiani ³; SCHREIBER, Giovanna Czap ³; GURTAT, Luana Block ³; ROCHA, Rita Maria Venancio Mangrich ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Leôncio Correia
Supervisor(a): Cristhyane Ramos Haddad
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os exames laboratoriais são fundamentais na avaliação de estados mórbidos, auxiliando no estabelecimento de diagnósticos, prognósticos e tratamentos. A formação de profissionais capacitados na realização dessas técnicas é de extrema importância, uma vez que diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e prognósticos confiáveis dependem de métodos laboratoriais bem executados. OBJETIVOS: O aprendizado de técnicas laboratoriais, de análises clínicas, para o desenvolvimento de habilidades práticas muito valorizadas no mercado de trabalho. MATERIAIS E MÉTODO: Treinamento de técnicas de diagnóstico laboratorial veterinário, no Laboratório de Análises Clínicas da Clínica Veterinária escola do Curso de Medicina Veterinária da PUCPR durante o período entre os meses de setembro de 2023 e junho de 2024. A frequência foi de uma tarde por semana, sendo que o restante das horas de dedicação semanal era feito com estudo complementar em outros ambientes. RESULTADOS: No período que frequentei o laboratório de análises clínicas da Clínica Veterinária Escola da PUCPR, acompanhei a realização de hemogramas; hemogasometrias; urinálises; exames coproparasitológicos; cultura de bactérias; coagulogramas; exames de rotina. Com isso, entendi o funcionamento geral do laboratório e a aplicação e execução de técnicas de segurança, limpeza e organização do ambiente. Acompanhei a rotina e frequentei duas reuniões de estudos específicos (Transfusão sanguínea e seus detalhes, Dra. Aline Clamarick; Imuno-histoquímica – conceitos básicos e aplicação diagnóstica, Dr. Thierry Grima de Cristo). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os objetivos traçados para este projeto estavam diretamente relacionados ao acompanhamento de técnicas laboratoriais e exames de rotina, visando o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para atuação profissional em diversas áreas. Em resumo, a experiência ofereceu grande relevância na minha realização acadêmica e, futuramente, na profissional. Me proporcionou profundo entendimento das operações diárias de um laboratório de análises clínicas, me preparando para futuras demandas profissionais no mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Técnicas laboratoriais; 2. Patologia Clínica Veterinária; 3. Segurança em laboratório diagnóstico.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.