ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DO “SABER-SER” EM AMBIENTES UNIVERSITÁRIOS: UMA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA DO CURSO DE PSICOLOGIA NA PONTINFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA

KUBIÇA, Gabriel De Melo ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Este estudo integra a Análise do Comportamento Skinneriana com a teoria de competências de Perrenoud para desenvolver rubricas objetivas e mensuráveis, voltadas para a avaliação de desempenhos para competências do tipo “saber-ser” de estudantes em um contexto de ensino superior. A pesquisa focou na reinterpretação e adaptação da terminologia tradicional de competências saber-ser utilizadas no Guia de Indícios Latitudinais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para um vocabulário e princípios da Análise do Comportamento Skinneriana, visando aprimorar a precisão e eficácia das avaliações de marcadores comportamentais no ensino superior da PUCPR. OBJETIVOS: Buscou-se fundamentar e desenvolver critérios de avaliação para as competências do tipo saber-ser “senso crítico” e “ética” na disciplina de Análise do Comportamento Aplicada do curso de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina, ampliando os conceitos anteriormente apresentados do “Guia prático dos indícios atitudinais para avaliação do saber-ser em ação PUCPR”, desenvolvido pelo Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica abrangente para selecionar artigos relevantes, a reformulação gramatical dos conceitos do guia, traduzindo-os para os conceitos da análise do comportamento e a aplicação prática de atividades em sala de aula, com 29 estudantes, para avaliar as competências alvo após as modificações propostas. RESULTADOS: A aplicação das rubricas desenvolvidas, fundamentadas na Análise do Comportamento Skinneriana e na teoria de competências, resultou em melhorias significativas nos processos de ensino e aprendizagem. Todos os estudantes que realizaram as atividades alcançaram a nota máxima nos Resultados de Aprendizagem e nas rubricas definidas. O resultado reflete a utilização da teoria skinneriana, que enfatiza a importância de criar contextos propícios para o planejamento e reforço de comportamentos desejados, se afastando de explicações mentalistas do comportamento e delimitando as respostas esperadas dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como conclusão, nota-se que a adoção da abordagem comportamental provou ser benéfica no contexto de ensino, alinhando-se com a literatura existente no campo da Análise do Comportamento. A abordagem permitiu atingir os objetivos delineados pelo guia com eficácia. Embora os resultados sejam promissores, é necessário aplicar esta correlação entre as teorias de Skinner e Scallon, que aplicou e desenvolveu o sistema de competências no ensino canadense, em outras disciplinas e com uma variedade maior de alunos, considerando diferentes gêneros, idades e cursos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ética; 2. Senso Crítico; 3. Competências; 4. Análise do Comportamento; 5 Educação.