A DIVULGAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE NORMAS NO MERCOSUL E A IMPORTANCIA PARA OS SEUS DESTINATARIOS

SANTOS, Maria Clara Azevedo Dos ¹; MONTENEGRO, Juliana Ferreira ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A divulgação e implementação das normas do MERCOSUL são cruciais para a integração econômica e política dos países membros, gerando benefícios significativos. Criado pelo Tratado de Assunção, o MERCOSUL visa eliminar barreiras tarifárias e facilitar a livre circulação de bens, serviços, capitais. O MERCOSUL, além do viés econômico, também busca a integração entre os países membros, promovendo a coesão social e facilitando a mobilidade dos cidadãos. Assim, a divulgação eficaz das normas do MERCOSUL e a colaboração contínua entre os países membros são essenciais para maximizar os benefícios da integração, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região. OBJETIVOS: o objetivo deste projeto de pesquisa é promover a divulgação das normas do MERCOSUL, por meio de publicações acadêmicas e da consolidação de dados sobre o conhecimento da marca MERCOSUL. Busca-se traduzir de forma clara o significado do MERCOSUL no cotidiano dos seus destinatários. Os objetivos específicos incluem tornar o MERCOSUL mais conhecido, especialmente nas decisões de seus órgãos; aproximar a academia do MERCOSUL. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa será conduzida através de uma revisão bibliográfica em artigos e revistas internacionais, permitindo uma análise abrangente das normas do MERCOSUL e suas implementações. RESULTADOS: Os resultados esperados incluem projetos de desenvolvimento regional em parceria com o FOCEM, demonstrando que o processo de integração na América Latina, especialmente através do MERCOSUL, tem sido influenciado por uma série de fatores históricos, políticos, econômicos e sociais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo confirmou que o passado colonial e os processos de redemocratização foram determinantes para a formação de um bloco econômico capaz de integrar a região.

PALAVRAS-CHAVE: MERCOSUL; Integração econômica; Integração política; Cooperação regional; Desenvolvimento econômico