QUALIDADE DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS PROTETORES NA CULTURA DO FEIJOEIRO

BENETTI, Carlos Alexandre Morel ¹; BRUSTOLIN, Dyogo Bortot ³; JUNIOR, Gilmar Chiamenti ³; HEILMANN, Yan César Sales ³; MULLER, Alexandre Luis ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Câmpus Toledo – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A cultura do feijoeiro está entre a principais culturas agrícolas cultivadas no Brasil, além de um dos produtos de maior consumo por famílias brasileiras. Uma das maiores dificuldades de seu cultivo seria o manejo e controle de doenças bacterianas, o que causa os maiores prejuízos para produtores. Para enfrentar esses desafios, deve-se adotar práticas de manejo integrado, incluindo o uso de defensivos protetores, durante as fases críticas de desenvolvimento da planta de feijoeiro. OBJETIVOS: O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de aplicação de diferentes defensivos protetores na cultura do feijoeiro. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Toledo, onde a cultivar utilizada foi IPR Tuiuiú, sendo está submetida a diferentes tratamentos de defensivos protetores durante seu ciclo de cultivo, sendo eles: Bakpro®, Bravonil®, Fox Xpro®, Nativo®, Status® e Unizeb Gold®. As variáveis analisadas foram o percentual de cobertura da calda, densidade de gotas, diâmetro mediano volumétrico e severidade da doença na cultura do feijoeiro, sendo que a avaliação foi quantificada por meio de notas de 0 a 100. RESULTADOS: Com base na análise estatística, as variáveis analisadas não apresentaram diferença estatística significativa entre os tratamentos avaliados. A falta de diferença significativa pode ter sido em decorrência da ausência de doenças bacterianas nas plantas de feijoeiro, devido ao clima durante o período de cultivo não ser propicio para o desenvolvimento de doenças bacterianas e fúngicas. O ideal seria realizar novos trabalhos durante períodos de cultivos com condições climáticas ideais para o desenvolvimento das doenças, com condições de alta umidade relativa do ar, alta taxa de molhamento foliar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não houve diferença entre os tratamentos testados para o controle de bacteriose na cultura do feijão no presente trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia de aplicação; Bacteriose; Eficiência; Molhamento foliar.