COMPILADO DE RECEITAS DE COZINHA QUENTE

DIAS, Carolina Luciano ¹; GANG, Jessica De ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O estudo da alimentação cresceu exponencialmente no Brasil, resultado do interesse no setor gastronômico e na busca por qualificação. Com isso houve um aumento significativo no número de cursos de ensino superior de gastronomia, os quais passaram a oferecer aos profissionais e interessados formação ampla e aprofundada, além de habilidades gerenciais e conhecimentos teóricos sobre a tecnologia de alimentos e bebidas. Manifestando preocupação com a qualificação profissional e desenvolvimento, em 2007 houve a criação do curso de Gastronomia pela PUCPR, o qual foi um marco importante para a formação de profissionais da área e os 15 anos de existência do curso são um testemunho do sucesso e da relevância, já tendo formado mais de 450 profissionais que contribuíram para o crescimento e aprimoramento da cena gastronômica no Paraná, no Brasil e no mundo OBJETIVOS: O objetivo deste projeto foi contribuir para a categorização das receitas de cozinha quente desenvolvidas durante os primeiros 15 anos do curso, valendo-se de uma pesquisa qualitativa e a execução de preparos de receitas representativas das cozinhas Brasileira e Mediterrânea, ficando a Oriental e das Américas para uma próxima oportunidade. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa foi de natureza básica e bibliográfica. Foram utilizados, como fontes de informação, artigos científicos, trabalhos de conclusão de graduação e pós-graduação, materiais didáticos para categorização das receitas. Foram consultados registros disponíveis em sites públicos da universidade, receitas publicadas, canais digitais e outros materiais de domínio público. Foi realizada uma pesquisa no Pergamum, sistema de biblioteca da PUCPR, a fim de construir uma sistematização de trabalhos de conclusão de curso depositados no repositório institucional. Ainda, fora realizada uma busca no Google Acadêmico com as palavras-chave “cozinha internacional”, “cozinha brasileira”, “cozinha oriental” e “cozinha mediterrânea”, juntamente de “Gastronomia PUCPR”, a fim de obter resultados de artigos, livros e capítulos de livros publicados por egressos ou professores. RESULTADOS: Foram selecionadas receitas relevantes ao curso e que seriam reproduzidas, a fim de produzir material que será utilizado na produção de capítulo de livro. Para a elaboração das receitas escolhidas, optou-se por utilizar a cozinha experimental em conjunto com o “Ciência com tempero”, que se trata de um projeto do curso de Gastronomia da PUCPR e possui um espaço direcionado ao aprendizado dos alunos e as preparações realizadas foram componentes de cardápio, otimizando, assim, tanto o aprendizado, quanto a utilização das preparações evitando o desperdício dos insumos. Inicialmente, foi planejada a execução dos preparos das receitas referências de cada uma das cozinhas, porém, no decorrer da pesquisa, constatou-se que não seria possível explorar de forma mais abrangente todos os preparos e o foco ficou por conta das culinárias europeia e brasileira nesse primeiro momento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fora atingido os objetivos propostos de pesquisar e criar um banco de informações sobre a cozinha quente e salgada sobre as culinárias citadas acima. Assim catalogando as receitas encontradas como referências dessas cozinhas. Para o futuro, fica a sugestão de reprodução das demais receitas e registro para o capítulo do livro.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Gastronomia PUCPR; 2. Ensino superior; 3. Cozinha quente; 4. Cozinha internacional; 5 Cozinha brasileira.