FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O IMPACTO ESCOLAR

MARTINS, Caio Rocha Lanza ¹; NATALINO, Padre ³; GEOVANNI, ³; FRANCISCO, ³; SOUZA, ³; SANTORIO, Nicolas ³; JAIMITO, ³; MARITA, ³; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto, em parceria com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e do Timor-Leste, busca por meio da cooperação internacional, incentivar a formação continuada e a educação ambiental no contexto timorense, por meio da realização de aulas interdisciplinares, fornecidas por professores e alunos brasileiros da PUCPR, com base nas ODS, fomentando desenvolvimento sustentável, combater as mudanças climáticas e seus impactos e fortalecer a parceria para um desenvolvimento sustentável. OBJETIVOS: Proporcionar ao professor, em sua formação continuada e em sua prática docente, ações de acordo com o contexto das Escolas, focadas nas relações entre a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Estudando teoricamente o conceito formação continuada e acompanhando as atividades junto aos estudantes timorenses. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa possui caráter descritivo, de abordagem qualitativa de intervenção com análise de conteúdo. Localizando documentos oficiais sobre a formação continuada de professores e explorando-os, apreendendo seus significados atribuídos, identificando as temáticas e estratégias para efetivação da educação ambiental RESULTADOS: A exploração do material acerca da formação continuada de professores, fornece subsídio para a participação efetiva no acompanhamento aos alunos e professores timorenses, a formação continuada de professores trata de qualquer molde de intervenção que provoque significativa mudança no exercício do professor, podendo mudar, comportamento, informação, conhecimento, atitudes e compreensão. Deste modo, com base em uma formação continuada, fornecendo material de qualidade para o desenvolvimento sustentável e um contato próximo entre a educação e o contexto ambiental enfrentando as principais dificuldades no contexto de sustentabilidade timorense, país que enfrenta grandes problemas no quesito formação básica de professores, tendo 85% de sua base docente com ensino superior incompleto e grandes problemas com infraestrutura nas escolas do país. A cooperação internacional busca superar essas dificuldades, fornecendo aulas de português e de educação ambiental CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo teórico da formação continuada, de maneira crítica, possibilita o entendimento do contexto macropolítico internacional, compreendendo as dificuldades sofridas pelos países violentados pelas invasões na época das grandes colonizações europeias, e especificamente no contexto timorense uma invasão recente Indonésia, está minando diversas áreas importantes, como a educação. Deste modo, o entendimento da história timorense e de suas falhas substanciais na infraestrutura, aponta para uma ação internacional de cooperação para reverter tais danos e possibilitar um desenvolvimento sustentável e uma educação ambiental como cultura para o país.

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada; Sustentabilidade; Educação Ambiental;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC/PIBITI Timor-Leste.