A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE CONTEÚDO DIGITAL

CLEMENTINO, Éden Nobrega ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Entende-se Observatório de Práticas Docentes como um conjunto de espaços virtuais que se complementam com o objetivo de contribuir para a formação continuada docente no Ensino Superior através da colaboração entre pares. Para tanto, utiliza-se do compartilhamento online de práticas e experiências dos docentes, além da curadoria digital (Abbott, 2010) para a criação, seleção e armazenamento de informações. OBJETIVOS: O propósito desta pesquisa é analisar as contribuições apresentadas pelos professores que participaram do projeto no ciclo 02, referente ao ano de 2023, bem como investigar a reação desses docentes perante os resultados por meio de suas lives, ou seja, os conceitos que fundamentam suas práticas pedagógicas. MATERIAIS E MÉTODO: Para o processo de produção do Observa, são executadas seis etapas: a live (ponto de partida); a seleção de palavras-chave (que se tornarão conceitos) a partir de raciocínio dedutivo; a busca de fontes científicas para a fundamentação teórica; a escrita de um texto para o portal; a entrevista pós-live para validação do docente; e, por fim, a edição de um vídeo de destaques da live. Foram coletados e tratados os dados de 5 lives bem como suas respectivas entrevistas pós-lives. RESULTADOS: Os resultados permitem identificar as contribuições dos professores, como: empatia (Sampaio; Camino; Antonio Roazzi, 2009) e colaboração entre pares (Molina; López, 2019). Também foram identificadas as reações desses profissionais ao serem informados sobre esses conceitos: dois expressaram surpresa, um apenas concordou e outros dois demonstraram familiaridade com a terminologia apresentada. Essas reações corroboram com a perspectiva da literatura da área de educação sobre a epistemologia empírica da docência na Educação Superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse entendimento evidencia a importância de iniciativas inovadoras para o desenvolvimento profissional docente, como o Observa, que, de maneira coletiva e por meio de um processo retroalimentativo, oportuniza o aprimoramento do conhecimento pedagógico tanto do professor convidado para a live como dos inscritos para participar da partilha de experiências.

PALAVRAS-CHAVE: Observa; Live; Portal; Docente; Ensino superior

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.