AVALIAÇÃO DA HISTORIA NATURAL DA LEUCOENCEFALOPATIA COM ACOMETIMENTO DE TRONCO ENCEFÁLICO E MEDULA ESPINAL E ELEVAÇÃO DE LACTATO (LBSL)

FEDRIGO, Marina Zanella ¹; SOUZA, Josiane De ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A leucoencefalopatia com acometimento do tronco encefálico e medula espinal e elevação de lactato (LBSL) é uma doença genética rara caracterizada por ataxia cerebelar de progressão lenta e espasticidade com disfunção da coluna dorsal e neurológica. A LBSL é causada por mutações no gene DARS2 que codifica a aspartil tRNA sintetase mitocondrial. A transcrição errônea da proteína leva a sua degradação, gerando um defeito na produção mitocondrial de proteínas. A doença é herdada de maneira autossômica recessiva, mas quase todos os indivíduos afetados são heterozigotos compostos para variantes patogênicas bialélicas. OBJETIVOS: O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar as características comparativamente e o comprometimento neuromotor, neurocognitivo e de qualidade de vida de indivíduos que apresentam mutações, descrevendo detalhadamente as variantes dessas mutações apresentadas. MATERIAIS E MÉTODO: Este é um estudo prospectivo de coorte que consiste na realização de visitas virtuais a cada seis meses no decorrer de quatro anos. Serão incluídos lactentes, crianças e adultos com LBSL com idades entre zero e 99 anos, sendo necessária a confirmação da mutação em DARS2 por meio de análise genética. Os indivíduos inclusos receberão diversos questionários de avaliação neurocognitiva e de qualidade de vida, que serão enviados digitalmente. Durante as visitas virtuais, será realizada uma medição quantitativa da marcha, do equilíbrio e da mobilidade mediante o uso de tecnologia de sensor portátil (sistema Opal). Os participantes receberão um laptop e sensores portáteis para a realização das avaliações por vídeo. Esta é uma pesquisa envolvendo um centro brasileiro (Hospital Pequeno Príncipe) e um centro coordenador (Instituto Kennedy Kriger) que irá abranger participantes de diferentes localidades. RESULTADOS: Foram analisadas as mutações do gene DARS2 em cinco pacientes brasileiros recrutados através do Google Formulários, todos tiveram a mutação comprovada através de exames de mapeamento genético. A maioria das mutações encontradas foi em heterozigose composta com descrição de variantes diferentes entre si, sendo uma ainda não descrita na literatura. Infelizmente, devido aos empecilhos relacionados à logística e às leis alfandegárias, não foi possível o envio dos dispositivos do Instituto Kennedy Krieger que são necessários para o início da coleta de dados. Dessa forma, não foi possível realizar a correlação genótipo – fenótipo, impacto clínico e de progressão de doença conforme era esperado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A identificação de variantes patogênicas fornece uma base para futuros estudos e oferece uma contribuição significativa para a compreensão da LBSL, revelando a complexidade das mutações no gene DARS2. Ainda, a continuidade da pesquisa e a criação de um banco de dados robusto são essenciais para avançar no tratamento da LBSL e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados.

PALAVRAS-CHAVE: LBSL; DARS2; Leucodistrofia