EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

KAWALKIEVICZ, Alexandre ¹; CASTELLAIN, Mirian Guebert ³; PEDROSO, Daniele Saheb ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este artigo é resultado da cooperação entre a PUCPR e a Universidade Nacional do Timor-Leste que enfatizou a formação de professores e a educação ambiental. OBJETIVOS: Sendo assim, um estudo sobre as características da Educação Ambiental presentes em documentos do Timor Leste, com os objetivos de mapear as características da a educação ambiental, identificar as caraterísticas, tendencias e lacunas das pesquisase apontar contribuições e ampliação MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado foi a revisão de literatura com o recorte temporal de 10 anos (2013 a 2023), com os descritores “Educação ambiental & prática docente” e “Educação ambiental & formação de professores”. Foram encontrados 68 artigos totais compatíveis com os 3 descritores desejados, assim selecionados apenas 14 artigos totais para a pesquisa. Ademais, os 54 artigos foram desconsiderados por apresentaram ser pesquisas com recorte populacional ou delimitação geográfica que tangencia do tema desta pesquisa. RESULTADOS: Os artigos selecionados apresentaram dados de como a educação ambiental se reformulou com a evolução da sociedade nos últimos 50 anos para se torna uma opção viável no dia a dia, se dispersando em 15 correntes e em 2 grupos, as tradicionais e as contemporâneas. As tradicionais acabarem sendo utilizada apenas como base de dados, uma vez que possuía uma visão mais agressiva para a ecologia, e as contemporâneas conseguiram adaptar essa base teórica densa para a realidade do indivíduo e o meio em que ele está inserido, considerando aspectos socais e culturais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, esta pesquisa permitiu demonstra a complexidade da educação ambiental em escala nacional e global, e a sua pluralidade, uma vez que as diversas correntes contemporâneas e tradicionais podem ser confusas e densas para pessoas fora do meio acadêmico de EA. Portanto, é nítido a carência de um conteúdo unificado, prezando pela diferenciação das correntes e seus objetivos de maneira didática, para introduzir docentes e alunos de maneira mais orgânica.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental; Formação de professores; prática docente,sustentabilidade, Macrotendência

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC/PIBITI Timor-Leste.