O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: UM ESTUDO DE CASO

LIMA, Diego Jolandek De ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com o aumento das migrações para o Brasil, por conta de crises econômicas e políticas, a necessidade de compreender e melhorar a educação oferecida aos estrangeiros tornou-se mais evidente. OBJETIVOS: Foi conduzida uma investigação sobre as ações implementadas para melhorar a integração dos imigrantes e facilitar assim o aprendizado do Português Língua Estrangeira (PLE). MATERIAIS E MÉTODO: O estudo envolveu uma análise feita pelos dados coletados de livros, artigos e questionários aplicados a alunos e professores no ensino de PLE. Essa abordagem apontou práticas e metodologias utilizadas para alunos. Os questionários mostraram diversas questões, desde a eficácia do ensino feito pelos professores, até a adequação das metodologias. RESULTADOS: A análise mostrou que, embora há um reconhecimento da importância de mudar as práticas de ensino para as realidades dos alunos migrantes, ainda tem dificuldades que precisam ser abordadas. Dentre os desafios precisa ser adaptada a maneira de ensino para atender às diversas origens culturais e linguísticas dos alunos, além de um bom suporte dos professores para colocar em pratica novas estratégias para tornar o ensino mais eficaz. A pesquisa mostrou a importância das abordagens feitas serem adaptáveis, permitindo uma melhor inclusão e integração dos alunos para um aprendizado mais eficaz. Além disso, foi visto nos dados que a aplicação de práticas pedagógicas inovadoras e o uso de recursos educacionais adequados são fundamentais para superar as barreiras enfrentadas pelos estudantes estrangeiros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa mostra que, para melhorar o ensino e a experiência educacional dos imigrantes no Brasil, é bom continuar avaliando e ajustando as estratégias empregadas, garantindo que sejam adaptadas às necessidades específicas dos alunos e assim proporcionando um ambiente de aprendizagem mais eficaz. O estudo contribuiu para entender melhor as práticas feitas em sala de aula, destacando a importância de um esforço contínuo para melhorar a educação para todos, independentemente da origem.

PALAVRAS-CHAVE: PLE (Português como Língua Estrangeira); Migrantes e refugiados; Abordagens de ensino de PLE; Barreiras no aprendizado; Multiculturalidade.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.