FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E MISTICA EM EDITH STEIN

SANTOS, Rodolfo Benevenuto Da Silva ¹; PERETTI, Clelia ²; RIBEIRO, Cesar Leandro ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O principal intuito desta pesquisa é trazer as contribuições fenomenológicas e pedagógicas da formação humana. A arte de formar o humano é uma das qualificações que se destaca pela arte de ensinar. A grande ferramenta neste processo pedagógico da formação humana, seguindo as perspectivas teológicas de Edith Stein, está na qualificação do acompanhamento, que mediante a forma que é guiado, consegue superar o pensamento do homem acerca da morte do seu ser pensante e intelectual, mas o ajuda a ser na sociedade um novo ser intelectual, que tem voz ativa e consegue expor seu pensamento. OBJETIVOS: Investigar a partir das obras de Edith Stein o processo de formação integral da pessoa, as relações entre pessoa e comunidade, a vivência da solidariedade e da empatia, a dimensão mística do ser e do fazer. • Estudar o método fenomenológico e seus principais componentes da formação pedagógica e mística em Edith Stein. • Identificar o contexto em que se dá o tema da mística em Edith Stein. • Descrever a mística de Edith Stein MATERIAIS E MÉTODO: Como metodologia aplicada será utilizado o modelo de pesquisa nas obras de Edith Stein, procurando a sua narrativa e o seu contexto histórico, como também os seus gêneros literários. Como ponto de partida para a elaboração deste projeto, foi preciso ir a fonte e buscar a pesquisa aplicada no livro “A ciência da cruz”, como também artigos acadêmicos como: O resgate da integralidade da pessoa humana, a partir do núcleo central: segundo Edith Stein, O sentido de formação em Edith Stein: fundamento teórico para uma educação integral, contribuições de Edith Stein para a fundamentação filosófica da psicologia científica, e demais obras da mesma autora. RESULTADOS: Para Edith Stein a educação da humanidade passa pelo processo pedagógico da oração, bem como pelo caminho orientado e pela intima união com Deus, que transforma o coração e a mente do ser. É preciso ter consciência de que, além de ensinar e transformar a pessoa humana, é preciso acompanhá-la, orientá-la e compreender as emoções de cada um. Assim contribuiremos para uma sociedade de pessoas humanizadas e humanizadoras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os valores são dons que todo ser humano vai adquirindo ao longo do tempo, mais ele realmente deve aprender a ver as suas expectativas, aprender a rever as suas diretrizes e políticas de como adentrar num processo formativo de se ser, por isso é preciso observar as linhas gerais de como os místicos se comportavam e como os seus ensinamentos eram colocado em prática. Portanto, o ser humano deve está aberto a todo o seu processo formativo, desde o inicial até o definitivo, pois não encontrará perfeição, mais será moldado pelo fenômeno de seu espírito, que age na interioridade.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Edith Stein; 2. A formação humana integral em Edith Stein; 3. Fenomenologia em Edith Stein; 4. Formação Humana; 5. Pedagogia em Edith Stein.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.