FATORES DE RISCO QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA (QV) E NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) DOCENTE

GUIMARAES, Wanessa Aparecida ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Qualidade de vida (QV) e qualidade de vida no trabalho (QVT) é um tema que vem se tornando cada vez mais visível na sociedade contemporânea, sendo relevante trazer essa discussão para o âmbito docente, uma vez que os profissionais da educação estão cada vez mais expostos a riscos físicos e mentais. OBJETIVOS: A presente pesquisa teve, como objetivo geral, identificar quais os fatores de risco que afetam a qualidade de vida e a qualidade de vida docente no Brasil. Como objetivos específicos: realizar o estado do conhecimento sobre a produção acadêmica existente a respeito dos fatores de risco que interferem na qualidade de vida e na qualidade de vida no trabalho docente; identificar fatores de risco que interferem na qualidade de vida e na qualidade de vida no trabalho docente; organizar planilha com o material coletado. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa teve caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e, assim, foram consultadas teses e dissertações na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre 2013 e 2022. Foram utilizados os descritores qualidade de vida no trabalho + riscos + professores e, após o levantamento, foram selecionados dez trabalhos para análise e leitura, sendo quatro dissertações, uma tese e cinco artigos disponíveis nas bases de dados consultadas. Realizada a leitura dos dez trabalhos, foram deles extraídas categorias e subcategorias que apontaram para fatores primários e secundários, sendo os fatores primários aqueles que incidem diretamente na ação docente em sala de aula, podendo gerar tensões relacionadas a sentimentos e emoções negativas, e os secundários aqueles que se referem às condições do ambiente de trabalho e ao contexto em que é exercida a ação do professor. A ação dos fatores secundários é indireta e afeta a eficácia docente, promovendo diminuição da motivação para trabalho. Esses fatores podem influenciar sobre a imagem que o professor tem de si mesmo e da forma como atua. RESULTADOS: Os resultados indicaram que o docente está exposto a riscos que interferem diretamente em sua condição psicológica e social, bem como a doenças psicológicas sérias, como o burnout, depressão e ansiedade, além de afetarem também sua saúde física, como sensibilização ao ruído e problemas vocais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível concluir por meio da análise do material consultado que a vida profissional e a vida pessoal do professor são indissociáveis, sendo assim, os fatores de risco afetam as duas dimensões da vida do docente.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Docente; 2. Professor; 3. Qualidade de vida; 4. Qualidade de vida no trabalho; 5 Riscos para a qualidade de vida.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.