AÇÕES CORRETIVAS NAS COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS A NUTRIÇÃO ENTERAL

PICCOLI, Carol ¹; MORIMOTO, Ivone Mayumi Ikeda ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A terapia nutricional enteral (TNE) está indicada nas situações em que o trato digestivo está total ou parcialmente funcionante, porém, a ingestão oral não atinge 60% das necessidades nutricionais diárias, atuando desta maneira, na prevenção e tratamento da desnutrição. Por mais que seu uso seja seguro, não está isenta de complicações mecânicas, infecciosas, metabólicas, gastrointestinais. O monitoramento destas intercorrências permite ações corretivas para garantir o fornecimento dos nutrientes necessários ao paciente. OBJETIVOS: O estudo teve como objetivo verificar frequência e ações corretivas de eventos adversos nos pacientes em terapia nutricional enteral (TNE) hospitalizados na UTI de um hospital universitário da cidade de Curitiba – PR. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo longitudinal, retrospectivo e quantitativo realizado junto a pacientes adultos em nutrição enteral exclusiva, internados na UTI de um hospital especializado em trauma, em um período de dois meses (junho e julho de 2023). A amostra foi composta por 42 pacientes, recebendo nutrição enteral por, no mínimo, três dias consecutivos. Foram excluídos pacientes em pós-operatório imediato e aqueles que interromperam a dieta durante o período do estudo. Os dados, coletados de prontuários eletrônicos e fichas de controle nutricional, incluíram variáveis clínicas, antropométricas, via de acesso e intercorrências mecânicas e clínicas relacionadas a nutrição enteral. A análise estatística descritiva foi realizada utilizando o software Microsoft Excel®. RESULTADOS: Houve predomínio do sexo masculino (73,8%), internados predominantemente para procedimentos cirúrgicos (76,2%). A sonda nasoenteral foi a via de acesso para nutrição enteral mais utilizada (52,4%), seguida pela sonda nasogástrica (47,6%). As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão arterial sistêmica (28,6%) e diabetes mellitus (9,5%). Em relação ao desfecho clínico, ocorreu óbito em 52,4% da amostra. A avaliação do estado nutricional por meio do índice de massa corporal (IMC) revelou que 47,6% dos pacientes estavam com sobrepeso. Algumas intercorrências clínicas ocorreram acima da meta estabelecida: constipação (83,3%), suspensão (28,6%), estase (26,2%) e tracionamento (7,1%). Não foi possível observar a concordância entre ações corretivas estabelecidas em protocolo de intervenção e realizadas de fato, devido existência de protocolo estabelecido somente para dois problemas, cujo acesso ocorreu em etapa avançada de realização do trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As intercorrências clínicas constipação, suspensão, estase e tracionamento ocorreram em frequência acima da meta estabelecida na literatura indicando a necessidade de atenção especial para que metas nutricionais estabelecidas possam ser atingidas. Recomenda-se a criação de um sistema de controle de qualidade no qual as intercorrências sejam registradas diariamente, possibilitando um monitoramento contínuo e automatizado.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Terapia nutricional enteral; 2. UTI; 3. Complicações.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.