ANÁLISE BIOÉTICA E CUIDADO MÉDICO AO PACIENTE EM FASE FINAL DE VIDA

MARQUES, Gabriela Carvalho ¹; NETO, Alberto Paulo ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A atuação médica é guiada pela atenuação do sofrimento e pela proteção à vida, complementando-se na maioria das vezes. Os pacientes em fase terminal, não é possível priorizar a preservação da vida acima de tudo, e a morte torna-se um desfecho esperado que não deve mais ser combatido. Nesse contexto, é essencial aplicar medidas terapêuticas específicas para o paciente e sua família. Nesse sentido, os princípios éticos de beneficência, não maleficência, autonomia e justiça devem ser aplicadas, para uma melhor conduta, avaliando se o paciente está em fase salvável ou de morte inevitável. A bioética abrange as questões como os cuidados paliativos e a medicina integrativa, destacando a importância da pesquisa. Os referenciais bioéticos colaboram para compreensão do valor da dignidade humana. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação entre a bioética e o cuidado com o paciente em fase final de vida a partir do entendimento sobre a conduta médica nesses casos. Assim como, a investigação e a análise das atitudes médicas em relação a finitude da vida. Os objetivos específicos dentro dos referenciais bioéticos relacionados ao paciente em fase final de vida são: a. Investigar a abordagem médica ao paciente em fase final de vida e a indicação de cuidados paliativos e, b. Analisar a abordagem médica na medicina integrativa em ambiente hospitalar sob a perspectiva dos referenciais bioéticos e a proteção à dignidade humana. MATERIAIS E MÉTODO: Nos primeiros meses o trabalho buscou a conceituação de referenciais bioéticos aplicáveis à medicina integrativa, neste momento, também foi observado as condições de indicação dos pacientes aos cuidados paliativos. Por conseguinte, foi preciso demonstrar os efeitos negativos da postergação na escolha dos princípios da medicina integrativa. Em seguida, também se realizou a pesquisa sobre a necessidade de proteção à autonomia do paciente e de sua dignidade, por meio de uma revisão de literatura, buscando compreender essa prática médica indispensável à sociedade em meio as dificuldades paralelas que são enfrentadas. O trabalho foi redigido com o intuito de responder o que foi proposto nos objetivos geral e específicos, por meio de levantamento bibliográfico e fichamento sobre os temas propostos, dentro dos 12 meses de pesquisa. RESULTADOS: A atuação médica, guiada pelos princípios éticos de beneficência, não maleficência, autonomia e justiça, deve ser adaptada ao contexto dos pacientes em fase terminal, onde a preservação da vida cede espaço para a atenuação do sofrimento e o cuidado paliativo. No Brasil, a necessidade de ampliação dos serviços de cuidados paliativos nos hospitais é evidente, visando garantir um cuidado humanizado e multidisciplinar que promova a dignidade e a qualidade de vida dos pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A bioética, nesse contexto, desempenha um papel fundamental, proporcionando diretrizes para uma conduta médica mais adequada e para a efetivação dos direitos humanos dos pacientes em fase final de vida. A pesquisa sobre essa temática é muito relevante, portanto, para analisar a relação entre bioética e cuidado paliativo, contribuindo para a implementação de políticas que melhorem o atendimento e respeitem a finitude da vida com dignidade.

PALAVRAS-CHAVE: Bioética; Paciente em fase final de vida; Cuidados paliativos; Autonomia; Beneficência.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.