RELAÇÃO ENTRE O CONSUMO ALIMENTAR E HABILIDADES CULINÁRIAS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CURSOS INTEGRAIS

SERAFIM, Bruna Guerreiro ¹; FONTANA, Adriana ³; AULER, Flavia ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Hábitos alimentares saudáveis são importantes para um bom desenvolvimento e manutenção da saúde. O consumo de mais alimentos in natura e menos alimentos industrializados fazem parte de uma estratégia para manter esses hábitos. Com isso, faz-se necessário o preparo de alimentos, tendo grande relevância o conhecimento de habilidades culinárias. Porém, outros fatores podem estar presentes e a aptidão no preparo dos alimentos pode não ser suficiente. OBJETIVOS: Esse estudo teve como objetivo avaliar as habilidades culinárias e consumo alimentar de estudantes universitários de cursos integrais para entender sua relação. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo, com dados coletados entre os meses de março e maio de 2024 com estudantes universitários da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR dos cursos de Medicina Veterinária, Medicina e Odontologia. Os alunos responderam um instrumento online dividido em 3 partes: a) Questionário Brasileiro de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável composto de 64 itens divididos em 8 escalas; b) Questionário de Frequência Alimentar composto de 75 alimentos divididos em 7 grupos; e c) Questionário com perguntas gerais e pessoais, composto por 8 perguntas. RESULTADOS: Foram obtidas 31 respostas de alunos, que, em sua maioria, não moram sozinhos e não são responsáveis pela compra e preparo da comida em casa. Apenas 10% dos participantes apresentaram altas habilidades culinárias. A média de calorias diárias ingeridas pelo grupo foi de 2.632 Kcal e pouco mais de 83% têm um consumo de alimentos ultraprocessados acima de 20%. A análise da relação de consumo alimentar e habilidades culinárias foi feita pelo teste de Correlação de Spearman e o teste mostrou uma correlação positiva fraca, não sendo possível concluir que estudantes universitários que possuem habilidades culinárias tem hábitos alimentares mais saudáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar de habilidades culinárias serem fundamentais para melhora de hábitos alimentares, outros fatores também precisam ser considerados.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo alimentar; Habilidades culinárias; Ultraprocessados; Estudantes universitários; Cursos integrais.