TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: USOS E APLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

JONSSON, Sullyvan Soares ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este texto relata o encaminhamento e o dados obtidos a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBIC da PUCPR, focando no exercício exploratório das tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de Matemática. OBJETIVOS: Teve como objetivo geral desenvolver um estado da arte sobre tecnologias educacionais em Matemática e Ciências, com ênfase na análise dos Planos de Desenvolvimento da Educação (PDEs) do Paraná durante o período de 2007 a 2016. MATERIAIS E MÉTODO: Para apanhar os objetivos definidos, continuamos a cumprimento de uma metodologia detalhada quão incluiu um aperfeiçoamento bibliográfica abrangedor de estudos pertinentes, seguimento por um esquadrinhamento quantitativo dos Planos de Desenvolvimento Educacional (PDEs) do Paraná. Foram examinados 1050 artigos, categorizados conforme suas características e contribuições para o ensino da matemática. RESULTADOS: Durante o curso de pesquisa, foi realizada um retoque detalhado dos artigos dos Planos de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná, com o motivo de reconhecer tendências e identificar as abordagens mais eficazes e inovadoras na docência da Matemática. A categorização dos PDEs envolveu uma análise sistemática de publicações, considerando a definição operatória de tecnologia educativa proposta por Silva (2001) e refletida nos estudos de Pinheiro & Correia (2014). O estudo, embora ainda em andamento, destaca a evolução do ensino assistido por computador e a necessidade de diversificar práticas pedagógicas para atender às demandas de uma sociedade em constante transformação tecnológica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como resultado deste processo foi possível identificar as tecnologias educacionais utilizadas nessas produções, dentre elas, destaca-se o Geogebra, o Kahn Adademy, jogos e ferramentas em dispositivos móveis, u uso da realidade aumentada, plataformas interativas, softwares para exploração de conceitos matemáticos e ferramentais auxiliares aos professores para organização de dados e informações. Espera-se que a compilação deste estado da arte sirva como referência para futuras pesquisas e práticas no campo da Educação Matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Estado da arte; Tecnologia Educacionais; Ensino de Matemática; Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE