A POÉTICA DO PARTICULAR NO CINEMA DE ABBAS KIAROSTAMI

MOTA, Gabrielle Do Rocio Pampú ¹; KRUGER, Caue ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: De caráter bibliográfico, esta pesquisa usou do método de descrição densa proposto por Geertz (2008) aplicado ao universo cinematográfico de horror. Ela se propôs a compreender, a partir de uma perspectiva antropológica, a percepção e representação das violências de gênero sobre sujeitos e corpos femininos, em filmes de ficção longa-metragem do gênero de horror, distribuídos nas duas últimas décadas, de 2000 a 2020. A pesquisa tinha como objetivo identificar e descrever as personagens femininas e os atos de violência nos quais elas estão envolvidas. Buscou entender como essas imagens de violências conversam com os principais argumentos acerca do corpo e da imagem femininas dentro dos estudos sócio-antropológicos e de gênero. E, por fim, tentou demonstrar como o gênero de horror dialoga e afeta o/a espectador/a usando de recursos e de uma linguagem própria. OBJETIVOS: Compreender, a partir de uma perspectiva antropológica, a percepção e representação das violências de gênero sobre sujeitos e corpos femininos, em filmes de ficção longa-metragem do gênero de horror, distribuídos nas duas últimas décadas, de 2000 a 2020. – Descrever como as personagens femininas são apresentadas nos filmes, e em quais atos de violência elas estão envolvidas; – Entender como essas imagens de violências conversam com os principais argumentos acerca do corpo e da imagem femininas dentro dos estudos de gênero; – Demonstrar como o filme busca dialogar e afetar o/a espectador/a usando de uma linguagem própria. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa busca compreender, a partir de uma perspectiva antropológica, a percepção e representação das violências de gênero sobre sujeitos e corpos femininos em filmes de horror lançados entre 2000 e 2020. E se propõe a identificar e descrever as personagens femininas e os atos de violência nos quais estão envolvidas, além de entender como essas representações dialogam com os principais argumentos sobre o corpo e a imagem femininas nos estudos de gênero. Seus objetivos são: a) identificar e descrever as personagens femininas e os atos de violência nos quais estão envolvidas em filmes de horror; b) entender como essas representações dialogam com os argumentos dos estudos de gênero sobre o corpo e a imagem femininas; c) analisar como o gênero de horror utiliza recursos estéticos e narrativos para intensificar a experiência do espectador e refletir sobre as complexidades das relações de gênero RESULTADOS: A pesquisa segue uma abordagem bibliográfica e metodológica que inclui levantamento de textos teóricos e análise de três filmes selecionados, Suspiria, Raw e Clímax, cada um abordando um diferente aspectos da violência de gênero. Suspiria é examinado sob a ótica da crítica à objetificação do corpo feminino, enquanto Raw discute o canibalismo como forma de reconstrução da identidade. Clímax é analisado em relação à sua linguagem cinematográfica e à perturbação sensorial que provoca no espectador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui que o gênero de horror, mesmo que perpassado por perspectivas tradicionais, possui uma pluralidade na representação das identidades femininas, e usa de uma linguagem própria a fim de conectar e afetar o espectador.

PALAVRAS-CHAVE: identidades femininas; corpo; antropologia do cinema; horror.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.