JUVENTUDE, PERIFERIA E PARTICIPAÇÃO NOS TERRITÓRIOS: RELAÇÃO COM O DIREITO À CIDADE

GOMES, Rebeca Iolly ¹; BRAGA, Andrea Luiza Curralinho ²; FERNANDES, Solange ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana
Supervisor(a): Antonio Flávio Claras
Curso do(a) Orientador(a): Serviço Social – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O propósito desse projeto visa explicitar a forma como a juventude tem atuado na participação da formação da sociedade, demostrado suas concepções e pensamentos. Cabe destacar que a pesquisa tem foco na participação e atuação periférica. É imprescindível que a sociedade reconheça o valor da juventude e lhes proporcione oportunidades e suporte necessário para que possam desempenhar plenamente seu papel protagonico em sua cidade e território de vida, a participação dos jovens nesses aspectos são imprescindível tanto para a formação da cidadania quanto para a formação da personalidade de cidadãos que irão desenvolver, desempenham um papel essencial no desenvolvimento urbano e na construção de comunidades mais inclusivas e sustentáveis pois trazem consigo uma perspectiva novas, energia e criatividade, elementos essenciais para enfrentá-los, ao se tornarem representantes disponíveis na vida comunitária, os jovens podem contribuir para a identificação de problemas locais, proporcionar soluções inovadoras e influenciar decisões que impactam diretamente suas realidades OBJETIVOS: •Analisar a atuação da juventude na periferia de Curitiba e Região Metropolitana na defesa do direito à cidade e quais as principais iniciativas de participação social no contexto urbano. Para tanto, a juventude precisa entender seu papel como catalizadores de mudanças para a criação de cidades mais justas MATERIAIS E MÉTODO: A coleta de dados se deu via online, usando palavras-chave como juventude, periferia, ações da juventude em Curitiba e região, periferia, protagonismo juvenil nas regiões de Curitiba, participação juvenil, políticas públicas. A pesquisa forneceu dados sobre projetos que se concentram na saúde, tanto física quanto mental, e também sobre o meio ambiente e a participação juvenil em escolas. Não há informações sobre discussões de estímulo a participação política ou a respeito da importância do protagonismo juvenil e de ações que possam ser tomadas para incentivar a participação cidadã. RESULTADOS: Existem impasses para a atuação dos mesmos no que diz respeito a formação da cidade, principalmente nas periferias, muitas vezes essas regiões enfrentam precariedades de estruturação e falta de equipamentos para suprir suas necessidades, percebe-se que há uma discrepância nas políticas públicas destinadas a juventude, é preciso que haja um olhar mais atento para as demandas dessa população e as particularidades de seu ciclo de vida, é fundamental que essas políticas sejam discutidas, adotadas e planejadas de maneira participativa e inclusiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Outrossim o incentivo para que os jovens participem ativamente na formação da cidade e suas políticas locais, produz um senso de pertencimento e a capacitação para um engajamento cívico, pois participando das tomadas de decisões em suas localidades se sentem parte integrante do território em que vivem, promovendo então a democratização dos espaços públicos e a diversidade de possibilidades.

PALAVRAS-CHAVE: Protagonismo; Juventude, Periferia; Região Metropolitana

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.