SOFRIMENTO ESPIRITUAL EM PARTICIPANTES DE GRUPOS DE MEDITAÇÃO

ALEXANDRE, Luna Murillo Santos ¹; FRANCO, Renato Soleiman ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A meditação é uma prática em que há focalização da atenção e da autoconsciência, proporcionando bem-estar, melhora na autocompaixão e desenvolvimento do coping espiritual. Além disso, reduz os níveis de ansiedade e estresse. No entanto, a espiritualidade também pode trazer consigo sensação de sofrimento por culpa, pressões, julgamentos ou frustrações relacionadas a espiritualidade. OBJETIVOS: Analisar o sofrimento espiritual e o papel da prática meditativa no alívio do sofrimento psíquico e desenvolvimento do coping espiritual e da autocompaixão entre os estudantes universitários. MATERIAIS E MÉTODO: A comunidade acadêmica da PUCPR foi convidada a participar do estudo e fazer a escolha entre as modalidades ofertadas. Após aceitar o convite, era convidada a responder um pré-teste. Após 8 sessões de meditação com duração de 60 minutos, foi convidada a responder um pós-teste. O pré e pós-testes consistiam na aplicação de três instrumentos de pesquisa – SRQ-20, CRE-14, RSS-14 e Escala de Autocompaixão. No questionário pós-teste, além dos instrumentos de pesquisa, também foram aplicadas questões abertas referentes a opinião dos participantes em relação a efetividade e contribuições das sessões de meditação. A análise desses dados se deu por estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão e demais medidas para frequência e caracterização da amostra), bem como comparações por amostras pareadas com teste-t de students. RESULTADOS: O sofrimento espiritual é um importante fator para o sofrimento mental. Do total da amostra analisada, contatou-se melhorias significativas nos sintomas psicológicos, bem como a importância da autocompaixão e na redução dos sofrimentos espirituais e coping espiritual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática meditativa demonstrou ser uma importante proposta de intervenção para as universidades, implicando na diminuição dos sintomas de transtornos mentais e no desenvolvimento acadêmico em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Meditação; Sofrimento espiritual; Coping Espiritual; Estudantes Universitários; Autocompaixão

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.