INFUÊNCIA DO NÚMERO DE INERRUPÇÕES DO TESTE NA VIDA DA FERRAMENTA – TORNEAMENTO

RIBEIRO, André Luís Trentin ¹; MACHADO, Alisson Rocha ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A análise da vida útil de ferramentas de corte é uma área importante no campo da usinagem, pois o tempo que uma ferramenta permanece operando afeta diretamente a eficiência e custos operacionais dos processos de manufatura. O levantamento da vida de uma ferramenta de corte é realizado com ensaios experimentais, em que o teste é paralisado frequentemente para medição do desgaste. Este procedimento ocorre até que o desgaste atinge o valor do critério estabelecido previamente. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo visa compreender o quanto o número de interrupções para medir o desgaste no teste impacta a vida da ferramenta, no processo de torneamento do aço ABNT 1045, com ferramentas de metal duro revestidas. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizando as mesmas condições de usinagem, as ferramentas foram testadas com os seguintes números de interrupções: nenhuma, uma, três e sete vezes. A cada interrupção, a peça e a ferramenta de corte eram resfriadas com um fluido de corte sintético aplicado na forma de jorro, para se ter a mínima influência possível do calor gerado no passe anterior. RESULTADOS: Os resultados mostraram que com um maior número de paradas houve um aumento no desgaste da pastilha, diminuindo a vida da ferramenta até um número de 3 interrupções. Com 7 interrupções o desgaste aumentou. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam que a vida útil da ferramenta de corte tende a aumentar com até três interrupções (quatro passes) durante o teste de usinagem. No entanto, essa tendência é revertida após sete interrupções (oito passes), quando o desgaste da ferramenta aumentou. Portanto, é crucial definir uma estratégia adequada para interromper o teste e medir o desgaste, pois a quantidade de interrupções afeta os resultados.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ferramenta de corte de metal duro; 2. Desgaste da ferramenta; 3. Condições de usinagem; 4. Interrupções no teste; 5 Vida útil da ferramenta.