MOTIVAÇÕES QUE FAZEM INDIVÍDUOS ENGAJAR COM INFLUENCIADORES DIGITAIS NA REDE TIK TOK

UKAN, Dayane Stella Senko ¹; VIACAVA, Juan Jose Camou ²
Curso do(a) Estudante: Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No contexto do uso de plataformas digitais, surgiram os intitulados influenciadores digitais, que por meio da criação de conteúdos, ganharam notória visibilidade e atenção de outros usuários. Os usuários se engajam em interações uns com os outros nas redes sociais, através de curtidas, comentários, postagens etc, e também o fazem com influenciadores digitais. Este engajamento é orientado por diferentes motivações, que implicarão na intensidade e na direção dos comportamentos que serão realizados. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é conhecer quais as motivações que participam do processo de engajamento dos indivíduos com influenciadores digitais. Isto pois, faz-se necessário compreender o porquê as pessoas engajam com influenciadores digitais dentro da plataforma TikTok, rede social que tem apresentado cada vez mais relevância. MATERIAIS E MÉTODO: Em um primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico, para compreender as motivações, necessidades, engajamento e suas variações. Isto auxiliou nas interpretações dos dados primários coletados através de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que contemplou três entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado. RESULTADOS: Verificou-se que o engajamento passa por três estágios, o primeiro é o cognitivo – associado à motivação de obter um benefício funcional, como receber conselhos e recomendações dos influenciadores em temas de interesse. O segundo é o emocional – desenvolvimento de fatores emocionais, especialmente o de admiração pelo influenciador, porque ele representa ou se assemelha a pessoa que os indivíduos desejam ser no futuro. O último estágio é o comportamental, que pode ser manifestado em ações no meio online ou offline. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Indivíduos consomem conteúdo dos influenciadores digitais para obterem informações, entretenimento e inspiração, se manterem atualizados, a fim de desempenhar um papel de interação e integração social. Seguidores procuram contribuir, interagindo com outros seguidores como uma forma de revelar, reafirmar e moldar suas identidades pessoais. Criam conteúdos próprios publicando vídeos e comentários com o objetivo de interagir com outros seguidores, mas também de defender ou se aproximar do influenciador. Por fim, engajam no meio offline, transcendendo as barreiras do mundo digital, com maior investimento financeiro e de tempo – se deslocando fisicamente, comprando produtos e mesmo agindo como o influenciador.

PALAVRAS-CHAVE: Motivações; Engajamento; Influenciadores; TikTok

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.