VALIDAÇÃO DE UM LÉXICO DE FIGURAS DA PRANCHA DE EDIÇÃO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA PARA CRIANÇAS SEM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO

WOLSKI, Matheus ¹; ESPINOLA, Mariana De Mello Gusso ²; NOHAMA, Percy ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A comunicação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento humano, sendo particularmente importante no contexto educacional para promover o aprendizado e a inclusão. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo validar figuras do léxico da Prancha de Edição de Comunicação Alternativa e Ampliada (AMPLISOFT) para crianças de 8 a 12 anos, com e sem necessidades complexas de comunicação. MATERIAIS E MÉTODO: Foram comparadas a iconicidade das figuras do AMPLISOFT com as do sistema ARASAAC, a fim de verificar a clareza das representações visuais. Para isso, foram selecionadas 106 figuras baseadas em vocabulário utilizado em instrumentos de avaliação psicológica. A metodologia incluiu a aplicação de questionários de escolha forçada, conduzidos através da plataforma digital Qualtrics, com suporte de instruções sonoras automatizadas. RESULTADOS: Os resultados mostraram que figuras representando conceitos mais complexos tiveram menor taxa de aprovação, enquanto figuras mais simples foram mais facilmente reconhecidas pelas crianças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos critérios de simplicidade, familiaridade e clareza, os resultados indicaram que a escolha de palavras simples e amplamente utilizadas no cotidiano, predominantemente substantivos concretos, é eficaz para facilitar a comunicação e compreensão por meio de símbolos familiares e acessíveis. A predominância desses termos, como “Cachorro,” “Flor,” “Gelo,” e “Futebol,” reforça a necessidade de uma representação tangível e direta para evitar ambiguidades. A análise também revelou que a preferência por representações completas do corpo humano, em detrimento de partes isoladas, é uma estratégia eficaz para prevenir mal-entendidos, garantindo uma comunicação clara e precisa. A inclusão de verbos e adjetivos, ainda que em menor quantidade, complementa a comunicação, permitindo a expressão de ações e qualidades, essenciais para uma representação pictográfica dinâmica e rica. Verbos como “Construir” e “Resolver” e adjetivos como “Áspero,” “Azul,” e “Grande” contribuem para a descrição detalhada de ações e qualidades, enriquecendo o vocabulário visual.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Alternativa e Ampliada; Necessidades Complexas de Comunicação; Tecnologia Assistiva; Amplisoft; Validação de Léxico

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.