A IMAGEM DO SER HUMANO EXPRESSA NA LINGUAGEM IMPRECATÓRIA NO SALMO 109

ANDREIW, Antonio Marcos Silva ¹; SILVEIRA, Rogerio Goldoni ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O Salmo 109, é marcado por implacáveis maldições contra inimigos do salmista. Através da delimitação, segmentação, crítica da forma, e uma análise exegética profunda, a presente pesquisa irá apresentar a imagem do ser humano expressa na linguagem imprecatória do salmo, explorando seus significados ocultos e confrontando diversas interpretações. OBJETIVOS: Esse trabalho busca analisar exegeticamente o Salmo 109 com o intuito de compreender qual é a imagem do ser humano expressa na linguagem imprecatória empregada, e propor uma interpretação que não considere apenas o Salmo 109 em si mesmo, mas o perceba na relação com os demais Salmos do livro V do Saltério, reflexão sobre os valores fundamentais do ser humano, a espiritualidade e o diálogo. MATERIAIS E MÉTODO: Tradução, segmentação, análise crítica e exegética de todo o Salmo 109, e utilização da tradução, a partir, do texto massorético, Consulta de literatura, e comentários bíblicos sobre o tema proposto. Exploração do contexto histórico e cultural do antigo testamento, especialmente da visão de justiça e da concepção do ser humano na época. Análise comparativa das diferentes interpretações da imagem do ser humano no salmo, desde as tradicionais até as mais recentes. RESULTADOS: O Salmo 109, retrata o ser humano em um estado de angústia e revolta diante da injustiça sofrida, diante da injustiça sofrida. A linguagem imprecatória utilizada neste salmo revela uma faceta da natureza humana, marcada por raiva, ressentimento e desejo de vingança. Porém este salmo, apresenta nuances que sugerem a possibilidade de redenção do ser humano, através do reconhecimento da fragilidade humana e da busca por YHWH. As diversas interpretações da imagem do ser humano no Salmo refletem a complexa natureza do texto, e a necessidade de uma abordagem multifacetada para sua compreensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Salmo 109, com sua linguagem forte, imprecações desafiadoras e súplica por justiça, oferece um rico panorama da experiência humana diante do sofrimento e da busca por justiça divina. Através de uma análise exaustiva, que combinou o estudo detalhado do texto original em hebraico, a comparação com as principais traduções para o português e a consulta à literatura especializada, foi possível desvendar em parte, as camadas de significado presentes no salmo e compreender a complexa teologia que o permeia.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ser humano; 2. Imprecações; 3. Justiça; 4. Fé; 5 Inimigos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.