ESTUDO DE DIFERENTES CONDIÇÕES NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE GUACO (MIKANIA GLOMERATA)

BOLAK, Claudio Miguel ¹; BILK, Beatriz Regina ³; KUBO, Karen Sumire ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Mikania glomerata, conhecida como Guaco, é uma planta nativa do Brasil, cultivada durante todo o ano em regiões chuvosas ou de Mata Atlântica. Apesar de seu uso medicinal amplamente reconhecido, há pouca informação sobre a germinação de suas sementes. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo investigar o índice de germinação de sementes de M. glomerata sob diferentes condições de temperatura e regimes de exposição a luz. MATERIAIS E MÉTODO: O peso de mil sementes foi determinado para três amostras com pappus e três sem pappus. As sementes foram divididas em dois grupos: um armazenado em refrigerador a 8°C por 15 dias e outro em temperatura ambiente. Os experimentos de germinação foram conduzidos em papel mata-borrão, sob condições de claro e escuro, a 25°C e 30°C, por 60 dias.

Um segundo experimento foi realizado com um novo lote de sementes mantido sempre em temperatura ambiente. A germinação foi avaliada sob as mesmas condições, por um período de 15 dias. RESULTADOS: As sementes com pappus apresentaram peso médio de 0,907 g ± 0,160, enquanto as sem pappus pesaram 0,566 g ± 0,014. No primeiro experimento, após 60 dias, não houve germinação em nenhuma das condições testadas. No segundo experimento, após 15 dias, as sementes também não germinaram e secaram devido à falta de água.

A ausência de germinação pode ser atribuída a vários fatores, como a viabilidade das sementes e as condições de armazenamento. Mesmo utilizando condições semelhantes ao trabalho de Pereira et al., (1995) não foi possível obter resultado similar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foi observada germinação das sementes de M. glomerata nas condições propostas. Estes resultados indicam a necessidade de novas pesquisas com métodos alternativos para investigar o processo de germinação desta espécie. A compreensão dos fatores que afetam a germinação é essencial para programas de melhoramento genético e propagação comercial do guaco.

PALAVRAS-CHAVE: germinação; sementes; Mikania glomerata

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.