UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE OS EFEITOS DA PUNIÇÃO NAS RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS E NA DETERMINAÇÃO DOS EVENTOS PRIVADOS

SILVA, Christiano Ribeiro Mira Papi Da ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Introdução: Este estudo investiga os impactos da norma heteronormativa na vida de homens cis em relações homoafetivas sob a perspectiva da análise do comportamento. A violência homofóbica no Brasil é extremamente relevante, com dados alarmantes sobre homicídios e crimes. O trabalho busca entender como os indivíduos respondem a essa violência cultural e como as práticas de coerção influenciam suas vidas. OBJETIVOS: Objetivos: Avaliar os impactos de práticas culturais coercitivas sobre o relacionamento homoafetivo entre homens. Os objetivos específicos incluem: Analisar a relação entre práticas culturais estruturais e a homossexualidade masculina; Avaliar os impactos dessas práticas sobre eventos privados e a saúde emocional em relações homoafetivas; Estabelecer relações de contracontrole no ajuste entre o bem comum e o bem privado. MATERIAIS E MÉTODO: Metodologia: Utilizou-se a abordagem PRISMA para a revisão sistemática e a metodologia PICT para a formulação das questões de pesquisa. Foram usados descritores como “Análise do Comportamento” e “Homossexual”, excluindo fontes duplicadas, blogs, livros e documentos historiográficos. A amostra incluiu apenas artigos científicos dos últimos 10 anos focados na filosofia Skinneriana e no público masculino cisgênero. RESULTADOS: Resultados: A coerção cultural molda significativamente os comportamentos de homens cis em relações homoafetivas. A busca por validação social funciona como um reforçador significativo, estabelecendo vigilância constante para evitar discrepâncias em relação ao padrão heteronormativo. Estratégias de esquiva, como manter a orientação sexual privada ou adotar padrões heteronormativos, são comuns. A coerção cultural leva ao aumento de comportamentos de contracontrole, onde os indivíduos buscam evitar punições sociais. Terapeutas podem atuar tanto como acolhedores quanto como multiplicadores de desigualdades, dependendo de sua abordagem. A manutenção de práticas heteronormativas impacta negativamente a saúde coletiva e individual, perpetuando discriminação e estigma. Muitos homossexuais buscam terapia para evitar assumir sua sexualidade em contextos sociais adversos, manifestando comportamentos de esquiva e fuga. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão: A coerção cultural exerce um controle significativo sobre os comportamentos de homens cis em relações homoafetivas, reforçando normas heteronormativas e influenciando estratégias de esquiva. A manutenção do bem comum frequentemente conflita com as necessidades individuais, destacando a necessidade de estratégias que promovam a expressão autêntica e a aceitação da diversidade. A prática terapêutica deve ser sensível e evitar tornar-se uma ferramenta de controle coercitivo. A análise do comportamento oferece uma base sólida para desenvolver estratégias de intervenção que valorizem a diversidade, promovendo igualdade de direitos e saúde mental dos indivíduos LGBTQIA+. Estudos futuros devem explorar intervenções que reduzam os impactos negativos da coerção cultural e promovam um ambiente mais inclusivo e seguro para todos.

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Comportamento; Homossexualidade; Coerção Cultural; Saúde Coletiva; Contracontrole