IDENTIFICAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL NA PRÁTICA: O PAPEL DOS MODISMOS EM GESTÃO
INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições potenciais de um mestrado profissional em gestão de cooperativas por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos participantes desse programa OBJETIVOS: O foco está em compreender as expectativas dos estudantes em relação ao aprendizado e em analisar suas críticas sobre o funcionamento das cooperativas. MATERIAIS E MÉTODO: Na fase inicial do processo de investigação realizou-se uma análise da literatura acerca das tendências em gestão e como elas são implementadas nas organizações. A revisão da literatura teve caráter integrativo, levando em consideração autores e obras mapeadas como relevantes por meio de um processo inicial de revisão sistemática da literatura. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com estudantes do mestrado profissional em gestão de cooperativas a fim de entender as possíveis contribuições que o conhecimento acadêmico poderia adicionar no dia a dia dos gestores RESULTADOS: Foi comum a satisfação com os ensinamentos do mestrado e as pequenas brechas que este passou a mostrar para os alunos, porém um ponto em comum entre todos entrevistados foi a necessidade de mudanças e reformulações na maneira com a qual as cooperativas abordam assuntos importantes, pois é perceptível a discrepância entre o que aprendem e discutem dentro das disciplinas do mestrado com o que podem ativamente colocar em prática, ou como veem sendo colocado em prática de maneira antiquada ou controversa ao como uma cooperativa deveria executar suas atividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: podemos concluir que o processo de ensino, pesquisas e literatura são essenciais para demonstrar o que já foi testado anteriormente, mas também é necessário entender que atualizações são necessárias, sendo assim tanto membros da direção e supervisão de cooperativas podem se atualizar com novas pesquisas e conhecimentos para fazer com que a experiência do associado seja a melhor possível sem se deixar ser levado pela competitividade do mercado.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Modismo; 2. Moda; 3. Cooperativas; 4. Gestão; 5 Mestrado