MAPEANDO OS CONCEITOS: O FEMININO NOS DISCURSOS DO PAPA FRANCISCO

SOUZA, Maria Eduarda Nazario De ¹; CANDIOTTO, Jaci De Fatima Souza ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Nossa Senhora Medianeira
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As religiões têm sido em sua grande maioria de domínio masculino. Consequentemente os discursos e as práticas religiosas são marcados por essa dominação. Mesmo com o despertar da militância prática e teórica feminista dos últimos 50 anos, as mulheres continuam ausentes nesses espaços definidores das crenças e das políticas pastorais e organizacionais das instituições religiosas. Problema de pesquisa: Diante disso coloca-se as questões: Qual o impacto do discurso e ensinamentos do Pontífice sobre o protagonismo feminino na Igreja? Também questiona-se, qual a relação entre a exclusão da mulheres na vida eclesial e teológica e direitos humanos das mulheres? OBJETIVOS: Esta pesquisa ao buscar a interface entre áreas de Teologia e Direitos Humanos pela análise dos discursos e documentos do papa Francisco buscando para identificar sua contribuição para a reconhecimento e afirmação do protagonismo feminino na igreja e na teologia. Ao fazer isso quer identificar se o Papa tem, mediante seu ensino e prática, possibilitado uma mudança significativa na comunidade cristã no que diz respeito ao papel da mulher. MATERIAIS E MÉTODO: Isso foi realizado através da pesquisa bibliográfica, através de leitura e aprofundamento em artigos, teses e notícias retiradas do Vatican News. RESULTADOS: Foi possível notar que as catequeses e discursos do Papa, há sempre uma preocupação de desconstruir esse lugar destinado a mulher na prática eclesial e nos discursos teológicos. É possível entender também que essa postura do Pontífice tem tido resistência dos setores conservadores da comunidade cristã católica. A pesquisa nos permite identificar o Papa como um profeta a denunciar a injustiça de gênero em relação ao feminino na Igreja. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível notar que as catequeses e discursos do Papa, há sempre uma preocupação de desconstruir esse lugar destinado a mulher na prática eclesial e nos discursos teológicos. É possível entender também que essa postura do Pontífice tem tido resistência dos setores conservadores da comunidade cristã católica. A pesquisa nos permite identificar o Papa como um profeta a denunciar a injustiça de gênero em relação ao feminino na Igreja.

PALAVRAS-CHAVE: Mulheres; Igreja Católica; Papa Francisco; Participação; Feminismo.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.