OBTENÇÃO DE FARINHA A PARTIR DE FOLHAS DE PERESKIA GRANDIFOLIA

RAMOS, Mariana Almeida ¹; SUCKOW, Neoli Lucyszyn ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Pereskia grandifolia Haworth, popularmente conhecida como “ora-pro-nobis arbóreo”, é definida como uma planta alimentícia não convencional pertencente à família das Cactáceas, frequentemente encontrada na região norte do Brasil. As Pereskias são hortaliças que apresentam grande potencial nutricional e baixo custo, pois não requerem tratamento especial para seu cultivo e se adaptam a qualquer tipo de solo. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo obter a farinha de folhas de Pereskia grandifolia a partir de diferentes temperaturas e tempos de secagem. MATERIAIS E MÉTODO: Para a obtenção da farinha, as folhas, previamente higienizadas, foram secas em estufa a 50ºC por 18 horas, seguidas de trituração até obtenção de pó fino. Nas análises físico-químicas da farinha, o teor de umidade foi determinado em estufa a 105ºC por 5 horas, o teor de cinzas em mufla a 550°C, o teor de lipídios foi medido em Soxhlet utilizando éter etílico como solvente, a dosagem de proteína foi feita em aparelho destilador Kjeldahl, a fibra bruta foi obtida através de digestão em meio ácido seguida de digestão em meio alcalino e os carboidratos foram calculados por diferença. Todas as análises foram realizadas em triplicata. RESULTADOS: A amostra de farinha obtida a partir das folhas de P. grandifolia apresentou um rendimento de 12,13%. Os resultados das análises de caracterização indicaram que a farinha possui níveis elevados de proteínas (27,19%), teor de umidade de 13,4%, 17,80% de cinzas, 19,90% de fibra bruta, 4,32% de lipídios e 17,39% de carboidratos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pelos resultados apresentados, a P. grandifolia Haworth pode ser uma fonte acessível dos principais nutrientes essenciais para a saúde e nutrição humana. Logo, acredita-se que a utilização dessa hortaliça na alimentação é uma proposta válida, tendo em vista seu fácil plantio, baixo custo e características nutricionais. Faz-se necessário, então, maior divulgação da importância desta planta para o consumo humano.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Pereskia grandifolia; 2. Cactácea; 3. Análise Centesimal; 4. Propriedades nutricionais; 4. Sustentabilidade

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.