COMBATE À MISÉRIA: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSTURAS E LEGADO DE |DOM HELDER CAMARA NO TOCANTE A ESTE IMPERATIVO ÉTICO-CRISTÃO

BIONDARO, Diego Da Silva ¹; CABRAL, Raquel Cavalcante ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Fundador do Banco da Providência e defensor da ação católica, Dom Helder implementou projetos inovadores em comunidades carentes e foi um firme opositor da ditadura militar, promovendo paz e educação como meios de emancipação. Inicialmente ligado ao integralismo, sua trajetória evoluiu para uma abordagem inclusiva e democrática. OBJETIVOS: O estudo pretende explorar o contexto de pobreza no Brasil durante sua vida, analisar como suas ações refletiam o cumprimento do Reino de Deus e identificar seu legado no combate à miséria. MATERIAIS E MÉTODO: Incluem análise bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo e reuniões periódicas com a orientadora para discutir o progresso e apresentar resultados. Dom Helder (1909 – 1999) é lembrado como um bispo pastoral e um combatente incansável da pobreza extrema, especialmente no Rio de Janeiro, onde suas iniciativas continuam a beneficiar comunidades carentes. Sua atuação se deu em um contexto de omissão estatal e ausência de ação social organizada, numa época em que pouco se falava sobre trabalho voluntário ou ONGs. RESULTADOS: Seu coração grande era capaz de abranger várias dimensões. É considerado o símbolo de um Bispo-pastor. Responsável por combater a extrema pobreza que assolava os brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro, onde até hoje é possível ver como essa fundação de Dom Helder gera inúmeros benefícios ao povo das comunidades mais carentes. Essa significativa ação de Dom Helder no Combate à miséria com certeza fora gerada e estimulada em meio a um contexto de extrema pobreza e, ao mesmo tempo, omissão por parte do Estado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo afirma que a trajetória de Dom Helder é um testemunho poderoso do impacto transformador da fé aliada à ação social. Sua vida e obras evidenciam um compromisso profundo com os marginalizados e uma determinação inabalável de combater as injustiças sociais. Dom Helder não apenas pregou os valores do Evangelho, mas os colocou em prática através de ações concretas que tiveram impactos duradouros na sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Miséria; 2. Combate; 3. Legado; 4. Reino de Deus; 5 Exemplo.