POVOS INDÍGENAS NA LUTA POR JUSTIÇA CLIMÁTICA: PARTICIPAÇÕES NAS COPS 2018-2022

OSINSKI, Gabriela Basso ¹; LIBOIS, Rachel Dantas ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Direito Econômico E Social – Doutorado – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A sociedade moderna tem contribuído de forma significante para o aquecimento global, que é agravado por muitas atividades humanas, especialmente pelo nosso uso abundante de combustíveis fósseis para a geração de energia, que poluem o meio ambiente, por conta da emissão de gases do efeito estufa. As mudanças climáticas têm se intensificado a cada ano, resultando em desastres naturais frequentes e prejudicando a saúde das pessoas. Anualmente, a Conferência das Partes (COP), organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, reúne representantes dos 193 países da ONU para discutir soluções e negociar acordos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo relatar a representatividade indígena nas COPs 24 a 27, evidenciando os avanços na participação indígena e conscientizando sobre a importância dessas comunidades na luta contra as mudanças climáticas MATERIAIS E MÉTODO: O projeto foi desenvolvido a partir de um levantamento na literatura especializada acerca da temática e da pesquisa em sites de busca, tendo em vista que ainda não há uma sistematização dos dados a serem pesquisados. RESULTADOS: É de suma importância limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C para evitar consequências ainda mais severas. Os povos indígenas, que têm uma relação constante com a natureza, são os mais afetados pelas mudanças climáticas, enfrentando alagamentos e ondas de calor que afetam o seu dia-a-dia. Apesar de serem os mais impactados, os territórios indígenas são também os que mais contribuem para a diminuição das mudanças climáticas, graças à sua vegetação preservada e aos conhecimentos tradicionais dos povos originários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação dos povos indígenas em eventos como a COP é vital para promover a justiça climática e aumentar a visibilidade de suas contribuições para a sociedade, buscando soluções sólidas para evitar o aumento do aquecimento global.

PALAVRAS-CHAVE: Mudanças climáticas; Indígenas; COP

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.