MUDANÇA DE PARADIGMA DA VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA E SUAS CAUSAS

MINNITI, Enrico Guido Oliveira ¹; SANTOS, Marco Cesar Jorge Dos ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é definida como a causa mais comum das vertigens periféricas. Considerada idiopática na maioria dos casos, é caracterizada por ataques súbitos de tonturas em determinadas posições e com nistagmos que modificam com a posição da cabeça de acordo com a gravidade. OBJETIVOS: Delimitar quais são as causas predisponentes mais comuns de VPPB e comprovar que o tratamento de doenças primárias previnem suas recidivas. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional em que foram analisados prontuários médicos de pacientes com diagnóstico primário de VPPB de maneira retrospectiva linear. Foram incluídos pacientes que tinham a tontura como queixa inicial e que se comprovou o diagnóstico de VPPB. Foram excluídos pacientes que não seguiram o acompanhamento posterior ao início do tratamento, casos de VPPB após traumatismo craniano e cirurgias ou infecções de orelha média. RESULTADOS: A amostra foi de 500 pacientes, sendo 346 do sexo feminino e 154 do sexo masculino. Quanto a prevalência das doenças primárias, distúrbios do humor estavam presentes em 99% dos pacientes, distúrbios do sono em 94,2%, hipercolesterolemia em 51,8%, diabetes mellitus em 83,4%, distúrbios hormonais em 31%, hipovitaminose D em 73,6% e hipertensão arterial sistêmica 43,8%. O percentual de pacientes com controle inadequado foi maior no sexo feminino (30,9%), assim como o percentual de recidiva também foi maior neste grupo (32,7%). O controle inadequado das doenças primárias apresenta maior risco de recidiva (p<0,001; RR 25,3 IC95% 15,1 – 42,3). Não houve diferença significativa entre os sexos tanto para casos sem controle adequado (p=0,307) quanto para casos com controle adequado (p=0,505), mas houve diferença significativa entre ter ou não controle para ambos os sexos (p<0,001 para sexo feminino e p<0,001 para sexo masculino). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Doenças primárias como hipercolesterolemia, hipertensão arterial sistêmica, hipovitaminose D, alterações hormonais, distúrbios do sono e transtornos de humor são importantes fatores causadores de recidiva de VPPB e o tratamento e controle adequado destas reduz significativamente a probabilidade da recorrência de crises.

PALAVRAS-CHAVE: Vertigem Postural Paroxística Benigna; hipertensão arterial sistêmica; diabetes mellitus; hipercolesterolemia; hipertireoidismo

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.