AVALIAÇÃO DO RISCO DE PARALISIA CEREBRAL (PC) NO DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE CRIANÇAS FILHAS DE MÃES COM COVID-19 NO PERÍODO GESTACIONAL: ESTUDO COORTE PROSPECTIVA – PARTE 10

MAGRINE, Juliana Franchini ¹; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; CASTRO, Luci Keiko Kuromoto De ³; COSTA, Viviane De Souza Pinho ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Câmpus Londrina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A pandemia da SARS-CoV2 e todas suas repercussões, com início em março de 2020 no Brasil, levantou-se a importância de estudar este tema ainda desconhecido. Entendemos que seria relevante analisar o impacto dessa doença em mulheres grávidas e as consequências no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de seus filhos aos 3 meses de idade. Após um recrutamento ativo realizado, optou-se pela aplicação do Exame neurológico infantil Hammersmith aos lactentes durante acompanhamento no ambulatório da PUCPR Londrina. O estudo foi desenhado tipo coorte prospectiva, onde são avaliados 2 grupos, gestantes infectadas e gestantes não infectadas e a relação com o desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes nascidos destas mães aos 3 meses de vida, bem como, o comprometimento de sequelas de paralisia cerebral. OBJETIVOS: Verificar os impactos no processo de neurodesenvolvimento de crianças cujas mães foram infectadas pelo SARS-CoV2 durante a gravidez, segundo os critérios de riscos para desenvolvimento de paralisia cerebral (PC) na primeira infância, aos 3 meses de idade, pelo Exame Neurológico Infantil Hammersmith (HINE). MATERIAIS E MÉTODO: O estudo obteve aprovação do CEP/CONEP e apresenta parceria internacional. Gestantes que contraíram a infecção pelo novo coronavírus foram recrutadas a partir da Maternidade Municipal, UBSs e Ambulatório Acadêmico da PUCPR. Para grupo controle foram recrutadas gestantes no mesmo período que não apresentaram teste positivo para o SARS-CoV-2. Realizada sorologia (pesquisa de IgG), a partir de amostra de sangue, do grupo controle, para confirmar a ausência de contato anterior com o vírus. Questionário geral de dados pessoais, clínicos e sociodemográfico foi usado para obtenção de informações das participantes. Quanto às avaliações do neurodesenvolvimento infantil, foram utilizadas as escalas voltadas ao desenvolvimento em idades precoces que testam os aspectos relacionados aos movimentos, reflexos, processamento sensorial, visual, alimentação, emoções, interações da criança, bem como habilidades de comunicação. O instrumento Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) engloba avaliações neurológicas, motoras e comportamentais realizadas dos 2 aos 24 meses de idade. É segmentado em 6 partes: tônus, tipo de tônus, reflexos, movimentos, sinais anormais e comportamento. Configura-se boa aplicabilidade e é validado pela sociedade científica como um ótimo instrumento de análise de alterações neurológicas de paralisia cerebral, podendo identificar os comprometimentos motoras, auditivas, visuais, entre outras. RESULTADOS: Foram avaliados ao final do estudo 70 crianças, sendo 46 do grupo controle e 24 do grupo COVID. As pontuações médias apresentadas no HINE em ambos os grupos demonstraram-se muito próximas: 70,70 (COVID) e 69,71 (controle). Mediante análises estatísticas os testes não apresentaram alterações significativas que pudessem inferir qualquer prejuízo ao desenvolvimento neuropsicomotor dos grupos analisados na idade de 3 meses, portanto os lactentes não apresentaram comprometimento do DNPM ou quaisquer alterações sugestivas de paralisia cerebral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demostraram que as crianças nascidas entre os dois grupos avaliados no estudo se apresentaram com a avaliação do desenvolvimento infantil semelhantes sobre a análise do Exame Neurológico HINE. Ressaltamos que as avaliações com essa população continuam com os pesquisadores envolvidos neste estudo prospectivo, com o acompanhamento destes e demais participantes nas várias fases de crescimento e desenvolvimento das crianças nascidas de mães infectadas por COVID-19 durante a gestação.

PALAVRAS-CHAVE: Infecção pelo SARS-CoV-2; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Gestante; Lactente; Desenvolvimento Infantil.