GEORREFERENCIAMENTO E GEOPROCESSAMETO DOS PONTOS DE COLETA REFERENTES AS AÇÕES PROJETO BARCO SAÚDE ÚNICA

CARVALHO, Erico Fernandes Dias De ¹; PIMPÃO, Cláudia Turra ³; DELAI, Ruana Renostro ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Saúde, Tecnologia E Produção Animal Integrada – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como foco o georreferenciamento e geoprocessamento inicial dos pontos de coleta dos dados epidemiológicos do Projeto Barco Saúde Única em ilhas e cidades da costa litorânea do Paraná, na região da Baía de Paranaguá e Baia de Guaraqueçaba. Devido ao contexto de vulnerabilidade socioeconômica e geográfica das comunidades isoladas do litoral paranaense, o estudo ressalta a importância do Barco Saúde Única na mitigação das lacunas sanitárias, bem como do prosseguimento da realização de conhecimento científico sobre a região. OBJETIVOS: Aplicar o georreferenciamento de forma a espacializar no território os dados obtidos durante as ações do Barco Saúde Única, possibilitando dessa maneira o mapeamento e, em trabalhos futuros, a análise e identificação de áreas de risco ambiental e sanitário para humanos e animais domésticos. MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizado o aplicativo GAIA GPS para coleta de coordenadas espaciais a campo, baseado em dados epidemiológicos pré-existentes e uso do aplicativo QGis para conclusão do mapeamento realizado. RESULTADOS: Como resultado, foram obtidos 273 pontos georreferenciados e a produção de sete mapas das regiões do litoral do Paraná estudadas. Destes, 28/273 estão localizados em Pontal do Paraná, 100/273 na Ilha do Mel, divididos entre as comunidades de Encantadas (52/100) e Brasília (48/100), 28/273 na Ilha das Peças, 33/273 na Ilha de Superagui e 84/273 em Guaraqueçaba. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com o georreferenciamento e espacialização dos dados epidemiológicos do Barco Saúde Única, espera-se que futuras pesquisas possam analisar e indicar áreas de riscos sociais e sanitários nas comunidades tradicionais caiçaras do litoral paranaense. Dessa forma, aumentando o arcabouço de conhecimento sobre a realidade local e possibilitando realização de ações (governamentais ou não) que sejam melhor adequadas à situação das comunidades em questão.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Georreferenciamento; 2. Territorialização; 3. Saúde Única;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.