FELICIDADE E SUCESSO ACADÊMICO PROFISSIONAL: O QUE VEM PRIMEIRO?

ONITCHANGO, Pierre Paul ¹; ARRUDA, Angela Maria Pelizer De ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Quando ouvimos falar de alegria e sucesso, uma das perguntas que soa em nossa mente é se a felicidade leva ao sucesso ou é o contrário. O sucesso e a felicidade são parceiros numa dança intrincada. Enquanto, a felicidade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de alegria, satisfação, contentamento e realização. O sucesso é inteiramente subjetivo, é um processo altamente individualizado, moldado por experiências pessoais, valores e uma perspectiva mais alargada para além das medidas tradicionais ou das expectativas sociais. OBJETIVOS: A presente pesquisa visa investigar se é a felicidade e o bem-estar que levam ao sucesso acadêmico e profissional ou se são esses dois que levam à felicidade. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, faremos uso da pesquisa bibliográfica, e a revisão da literatura de artigos escritos no Brasil nos últimos dez anos sobre esses temas servirá de roteiro para descobrir a relação entre eles. RESULTADOS: Primeiramente tivemos como resultado o baixo número de artigos relacionando felicidade e sucesso no Brasil nos últimos dez anos: apenas 5 artigos de revisão foram encontrados partindo das palavras-chave selecionadas para a pesquisa. Em segundo, constatamos que a relação entre os dois termos são comuns entre os artigos pesquisados, levando em consideração a felicidade para o sucesso, o engajamento acadêmico e profissional e não o contrário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam uma relação clara entre felicidade e sucesso, preconizando aquela em relação a este e não o contrário, como reza o senso comum, ou seja, as pessoas mais felizes têm maior chance de ter sucesso e não o contrário: serão felizes aqueles que alcançaram o sucesso.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Felicidade; 2. Bem-estar; 3. Sucesso acadêmico; 4. Sucesso profissional.