A IMAGEM DO SER HUMANO NO SALMO 112

SILVA, Mateus Do Nascimento Da ¹; SILVEIRA, Rogerio Goldoni ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Este trabalho busca analisar exegeticamente o Salmo 112 com o intuito de compreender qual é a imagem do ser humano expressa nesse poema acróstico. O problema central abordado é a representação do ser humano conforme descrito no Salmo 112, explorando como essas representações refletem e influenciam os valores e normas sociais, especialmente no contexto teológico.
O Salmo 112 é intimamente relacionado ao Salmo 111, formando um par literário que exalta as virtudes do justo e a confiança em Deus. O estado da arte revela que muitos estudos se concentram na análise literária dos Salmos, mas poucos examinam especificamente a aplicação prática das qualidades do justo em um contexto mais amplo. OBJETIVOS: Esse trabalho busca analisar exegeticamente o Salmo 112 com o intuito de compreender qual é a imagem do ser humano expressa nesse que é conhecido como um poema acróstico. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa adotou o Método Histórico-Crítico (MHC), com os seguintes passos: tradução, constituição da unidade textual, análise sintática e semântica, crítica da forma e comentário. A tradução direta do hebraico forneceu uma base sólida para a análise subsequente, preservando as nuances e significados do texto original. A revisão da bibliografia disponível desempenhou um papel vital na compreensão do Salmo 112 e na aplicação do MHC. RESULTADOS: Enquanto o Salmo 111 é compreendido como um hino de louvor a YHWH, o Salmo 112 “descreve e recomenda a justiça humana”. A leitura do Salmo 112 à luz do Salmo 111 indica uma visão antropológica e teológica onde o ser humano é visto como um reflexo de YHWH (imago et imitatio Dei). O homem justo que teme a Deus e se deleita em seus mandamentos (v.1) é moldado pelos valores divinos, imitando a misericórdia, compaixão e justiça de YHWH. Isso coloca o ser humano como imagem ou teofania de YHWH, refletindo seus atributos no trato com os outros.
A noção de imitatio Dei no Salmo 112 propõe que, assim como YHWH é misericordioso e compassivo (Salmo 111,4b), o ser humano deve imitar esses atributos. A justiça é o tema central de ambos os salmos, com uma distinção entre a justiça divina (Salmo 111,3b) e a justiça humana (Salmo 112,3b).
A leitura integrada dos Salmos 111 e 112 apresenta uma rica tapeçaria teológica onde o ser humano, em sua justiça e temor a Deus, reflete e perpetua os atributos divinos, e a visão antropológica do Salmo 112 também destaca a potencialidade e a dignidade do ser humano que vive de acordo com os preceitos divinos e é canal das bênçãos e da justiça divina no mundo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise do Salmo 112 neste estudo revelou uma imagem rica e multifacetada do ser humano justo, destacando qualidades são apresentadas em contraste deliberado com o destino dos ímpios, enfatizando a importância de uma vida alinhada com os princípios divinos de justiça e misericórdia. A figura do justo, conforme descrita no Salmo, é alguém que não apenas segue os mandamentos de Deus, mas também incorpora valores de compaixão e integridade em sua vida diária, refletindo a Imago Dei.

PALAVRAS-CHAVE: Salmo 112; Justiça; Misericórdia; Compaixão; Ser humano.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.