MELHORISMO, TRANSUMANISMO, TECNOLOGIA NA OBRA DE HANS JONAS

SILVA, Luis Carlos Carvalho ¹; OLIVEIRA, Jelson Roberto De ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da filosofia de Hans Jonas, as questões éticas implicadas no uso das tecnologias e do transumanismo, tanto em seus aspectos positivos quanto negativos, dada a ambiguidade própria da ação humana. Tendo em vista que a técnica pode transformar a vida presente e futuro da humanidade, buscaremos compreender como o melhorismo (conceito utilizado por Jonas em sua obra de 1985, Técnica, medicina e ética) alinha-se com as promessas atuais do transumanismo, possibilitadas pelos avanços tecnológicos que levantam questões éticas cruciais, porque implicam uma decisão sobre o futuro da humanidade e, mais ainda, sobre a imagem de ser humano que devemos preservar. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Compreender como o melhoramento humano através do uso da tecnologia e do transumanismo podem influenciar na vida humana na visão de Hans Jonas? e quais suas questões éticas? OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar, na visão de Hans Jonas, como as questões éticas que implicam o melhoramento humano através da tecnologia do transumanismo; Analisar quais são, segundo Jonas, os riscos implicados na noção de melhorismo. MATERIAIS E MÉTODO: Para concluir esta pesquisa teórica fundamentou-se a partir do livro “O princípio responsabilidade; Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica” (2006) de Hans Jonas, que teve como objetivo apresentar como as experiencias humanas com a tecnologia podem beneficiar, como também ter consequências para as gerações futuras, buscou-se evidenciar a importância do comportamento humano diante da tecnologia. Além disso, foi usada a obra ‘Técnica, medicina e ética” (de 1985) e textos atuais sobre transumanismo. RESULTADOS: Note-se que a crítica de Hans Jonas ao uso de tecnologias para o melhoramento humano, não deve ser interpretado como uma condenação ao homem ou a sociedade, sim como um convite a cuidar do ser humano, de sua dignidade, da sua autenticidade, cuidando para que o mundo não se perda em um caminho sem valorização da humanidade, para que a ciência busque sim meios de ajudar a humanidade apresentando sempre as melhores formas de apoio a este ser humano que realmente se prendeu em um medo de ficar velho, de ficar doente, e o ajude a se olhar como parte da roda, dessa loteria genética que cria seres humanos de todas as cores raças e gêneros. Jonas traz esta visão de futuro embora em seu tempo ainda em seu tempo não tivéssemos tanta tecnologia a disposição. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos concluir então que a busca por uma vida mais benéfica através da tecnologia que o ser humano busca ainda precisa ser regado de precauções e cuidados e foi nesta visão que buscamos trazer filosofia, ou melhor, o pensamento filosófica de Hans Jonas, sobre a ética no uso da tecnologia, uma ética que precisa ser não tolhida, mas acomodada nos princípios fundamentais que rege a vida humana, no respeito, na garantia da liberdade de escolha, na sua essência enquanto ser.

PALAVRAS-CHAVE: Melhorismo; Transumanismo; Tecnologia; Hans Jonas; Ética da Responsabilidade.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.