PESQUISA DOUTRINÁRIA SOBRE SOLUÇÕES CONSENSUAIS NAS RELAÇÕES NEGOCIAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

COSTA, Leticia Lara Moreira Da ¹; TERRA, Claudine Aparecido ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Esse projeto de pesquisa me viabilizou a adquirir conhecimentos sobre métodos de pesquisas de artigos científicos, com ênfase na utilização de soluções consensuais (arbitragem e mediação) para resolução de litígios envolvendo negócios jurídicos no Ordenamento Jurídico Brasileiro. Pesquisei múltiplos artigos sobre o tema da minha pesquisa, para conseguir compreender melhor o conteúdo. Nesse novo processo de aprendizado pude adquirir conhecimento em vários assuntos e apresentar com nitidez tudo que pude aprender. OBJETIVOS: Desde o começo do projeto, tracei múltiplos objetivos, mas nesse relatório utilizei de pesquisas de artigos científicos, como treinamento teve o relatório parcial onde foi que tive meu primeiro contato com esse tipo de projeto. O presente trabalho teve como principal escopo demonstrar ao estudante de ensino médio estratégias de pesquisa científica a partir de parâmetros estabelecidos pelo orientador. MATERIAIS E MÉTODO: No começo do projeto, meu orientador esteve passando vários textos sobre o tema do meu projeto para introduzir o conteúdo, utilizei também o site Scielo e Google Acadêmico, que são bibliotecas eletrônicas de periódicos científicos que foram de extrema relevância para o meu relatório. RESULTADOS: Por meio dos resultados, pude observar a evolução e a posição das opções alternativas (mediação e arbitragem) no contexto ordenamento jurídico brasileiro, identificando suas características e vantagens. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi muito animador e uma experiência sem igual, é de suma importância, pois tive a oportunidade de buscar artigos científicos nas plataformas citadas, nos quais pesquisei materiais utilizando as palavras-chave fornecidas pelo orientador. Posteriormente, esses artigos foram compartilhados, proporcionando minha primeira experiência com a pesquisa acadêmica sob a orientação do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Arbitragem; Mediação; Negócio jurídico; Pesquisa científica

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.