EVOLUÇÕES URBANAS: HISTÓRIA E VANGUARDA NO DESENVOLVIMENTO DA MOBILIDADE URBANA NO DESENHO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

MACIEL, Julia Victória De Castro ¹; HARDT, Marlos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O desenho urbano busca articular elementos como uso do solo, espaços públicos, infraestrutura e mobilidade. A evolução histórica desses componentes, aliada às tecnologias sustentáveis, é crucial para intervenções em áreas urbanas consolidadas. Este estudo busca compreender essa evolução para aprimorar o desenvolvimento urbano. OBJETIVOS: A pesquisa visa avaliar o papel dos componentes da mobilidade urbana através de seu desenvolvimento histórico e características atuais, focando na delimitação desses componentes, marcos históricos, análise de sua evolução e relação com o contexto atual. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo, dividido em quatro fases (aprofundamento do conhecimento, verificação histórica, análise atual e discussão dos resultados), foca na mobilidade urbana e seu desenvolvimento histórico, comparando-a com o uso e ocupação do solo, e envolve a análise de arquitetos, urbanistas e paisagistas. RESULTADOS: O trabalho analisou a evolução da mobilidade urbana desde a Idade Antiga até a contemporaneidade, destacando o desenvolvimento de infraestruturas como ruas, calçadas e sistemas viários em diferentes períodos históricos. Nesse sentido, a mobilidade urbana abrange os sistemas e infraestruturas para transporte e circulação nas cidades, como vias, calçadas e ciclovias. Desde a Antiguidade, as ruas e calçadas foram fundamentais para a locomoção, começando com o planejamento das cidades na Babilônia e Roma. Na Idade Média, as cidades se caracterizavam por um traçado irregular e defensivo, enquanto o Renascimento trouxe mudanças fundamentais. A Revolução Industrial, por sua vez, acelerou o crescimento urbano com inovações no transporte, como as ferrovias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A evolução histórica da mobilidade urbana reflete diretamente os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das cidades inteligentes e sustentáveis. Entender esse percurso é fundamental para aplicar inovações que promovam um ambiente urbano mais assertivo e sustentável.

PALAVRAS-CHAVE: Soluções Baseadas na Natureza; Desenho Urbano; Áreas Urbanas Consolidadas; Mobilidade Urbana; Cidades

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.