VOCAÇÃO E SERVIÇO: ANÁLISE NARRATIVA DA HISTÓRIA DA ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS FEITA A MARIA E DA VISITA À ISABEL (LUCAS 1,26-45)

SANTOS, Renan De Sousa Dos ¹; CATENASSI, Fabrizio Zandonadi ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa enfoca a perícope de Lucas 1,26-45, que narra a Anunciação do nascimento de Jesus a Maria e a subsequente visita de Maria a Isabel. Este trecho é crucial para compreender a polissemia dos símbolos bíblicos e a construção sócio-histórica do Novo Testamento. A narrativa da infância de Lucas, que abrange Lucas 1–2, exibe uma habilidade narrativa notável e baseia-se em textos do Antigo Testamento. A perícope é frequentemente dividida em duas partes para análise: a Anunciação e a Visitação, mas este estudo propõe tratá-las como uma unidade para explorar seus aspectos estilísticos e narrativos dentro do projeto literário de Lucas. O uso de uma abordagem estilístico-narrativa é inovador para a exegese bíblica moderna e pode oferecer novas perspectivas sobre o texto. OBJETIVOS: Analisar os aspectos estilísticos e narrativos de Lucas 1,26-45, discutindo os elementos literários e teológicos. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é qualitativa, básica, descritiva e bibliográfica. Utiliza a teoria literária para interpretar a Bíblia, aplicando um método sincrônico e estilístico-narrativo. A análise será guiada por manuais de narratologia e estudos específicos sobre a narrativa bíblica, incluindo trabalhos de Daniel Marguerat, Yvan Bourquin e outros. A pesquisa será dividida em quatro etapas: compreensão do texto bíblico, análise estilística e narrativa, interpretação teológica, e reflexão hermenêutica para aplicação pastoral. RESULTADOS: O narrador de Lucas 1,26-45 é objetivo e descritivo, proporcionando uma visão clara dos eventos e enfatizando a intervenção divina e a resposta de Maria e Isabel. A narrativa confirma a identidade messiânica de Jesus e a legitimidade da missão de Maria. Maria é destacada por sua fé e obediência, Gabriel como mensageiro divino traz uma mensagem de esperança, e Isabel valida a missão de Maria. Cada personagem desempenha um papel crucial na narrativa, refletindo temas de fé, confirmação divina e apoio comunitário. O enredo destaca a intervenção divina e a resposta humana através da concepção de Jesus e a validação da missão de Maria por Isabel. O texto é rico em referências ao Antigo Testamento e evidencia a profundidade da intervenção divina na história da salvação. A narrativa de Lucas 1,26-45 oferece insights valiosos para a prática pastoral no Brasil, refletindo a fé e resiliência de Maria, a esperança trazida por Gabriel, e o apoio de Isabel. Maria serve como modelo de fé em meio às adversidades, Gabriel traz mensagem de esperança, e Isabel representa apoio comunitário. A Igreja pode aplicar esses modelos para inspirar, encorajar e oferecer suporte aos fiéis, promovendo uma prática pastoral alinhada com os princípios teológicos da mensagem cristã. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise da perícope revela a profundidade teológica e literária do texto, demonstrando a importância dos elementos estilísticos e narrativos na comunicação da mensagem divina. A narrativa de Lucas destaca a intervenção divina e a resposta humana, oferecendo lições práticas para a vida eclesial. Maria, Gabriel e Isabel são apresentados como modelos de fé, esperança e apoio, cujos exemplos podem guiar a prática pastoral e fortalecer a comunidade cristã.

PALAVRAS-CHAVE: Anunciação; visitação; Evangelho de Lucas.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.