DEUS, FUNDAMENTO E MAL NAS INVESTIGAÇÕES SOBRE A ESSENCIA DA LIBERDADE HUMANA DE J.W.F. SCHELLING

MESQUITA, Nadson Da Silva ¹; FERRAGUTO, Federico ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto investiga a relação entre Deus, fundamento e mal nas “Investigações sobre a essência da liberdade humana” de J.W.F. Schelling. Neste estudo, Schelling propõe que entender o problema do mal exige alcançar Deus como uma atividade dinâmica e em devir. Deus contém tanto o positivo quanto o negativo, definido por um fundamento obscuro ou “cobiça”, OBJETIVOS: O objetivo principal é reconstruir historicamente e teoricamente a reflexão de Schelling sobre a relação entre Deus, fundamento e mal, explorando a influência da filosofia kantiana e as implicações do conceito de analogia na compreensão do absoluto. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada através de leitura e fichamento detalhado da literatura primária e de análise da literatura secundaria nacional e internacional. As obras de Schelling foram lidas na tradução portuguesa (Freiheitsschrift) ou em tradução de trechos específicos. Na forma de citar foram encontradas as correspondências com a edição das obras completas de Schelling em alemão. RESULTADOS: A pesquisa revela que Schelling expande os princípios do idealismo transcendental para incluir um realismo que reconhece a identidade entre sujeito e mundo. Ele propõe que a liberdade deve ser entendida não apenas como uma propriedade do indivíduo, mas como parte integrante do desenvolvimento da razão. A liberdade humana é vista como uma expressão do absoluto, e os atos morais são realizações da essência do absoluto: A abordagem de Schelling mostra que o mal não é uma mera ausência de bem, mas uma manifestação positiva da liberdade humana que pode subverter a ordem original dos princípios. Isso se alinha com uma visão dinâmica do absoluto, onde a liberdade e o mal são partes do processo de auto-revelação de Deus. Schelling critica a visão kantiana e leibniziana do mal, propondo uma compreensão mais complexa e integrada da liberdade e do mal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui que, segundo Schelling, a liberdade humana é uma força fundamental que envolve a potencialidade para o bem e o mal, situando essas questões no cerne da existência humana. A filosofia de Schelling destaca a importância de reconhecer a própria natureza e o potencial divino dentro de cada ser humano, transcender limitações e egoísmos, e buscar a verdadeira liberdade e realização.

PALAVRAS-CHAVE: Schelling; Fundamento; Liberdade; Mal; Absoluto

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.