SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

MACHADO, Graziella Meira Gusso ¹; ROCHA, Priscila Silva ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Educação Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução: a hidroginástica proporciona benefícios sobre a saúde do idoso, como experiências motoras que contribuem para a sua autonomia e uma melhora na sua saúde e qualidade de vida. Objetivos: identificar o impacto de um programa de exercício físico, hidroginástica, a saúde e qualidade de vida do idoso Materiais e Métodos: estudo de caráter transversal com amostra constituída de 23 idosos, com idade entre 60 e 90 anos, praticantes de hidroginástica do programa do idoso VIVA+PUCPR que realizavam a modalidade no mínimo 2 vezes na semana. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Miniexame do estado mental (MEEM); Questionário e WHOQOL-bref e um questionário autoral para averiguar a percepção de saúde. Os participantes se tornavam elegíveis através da análise do ponto de corte do MEEM. Para a análise de dados foi realizada uma análise descritiva e o software utilizado foi o SPSS. Resultados: os participantes tiveram média na qualidade de vida geral de 76,9 (±10,7) pontos e o valor de p foi de 0,021. Os itens de percepção quanto aos impactos positivos da hidroginástica foram: “melhora na saúde” ficou com 87,0%, a mobilidade ficou com 78,3%, qualidade do sono 69,6%, humor 69,6% e o convívio social com 65,2%. Quanto as AVD´s 69,6% dos idosos responderam que a Hidroginástica ajudou de forma ótima a execução dessas atividades. Já o item “como considerava a sua saúde” 56,5% responderam como boa. Conclusão: o estudo permitiu concluir que os idosos percebem um impacto positivo da hidroginástica em diferentes aspectos da saúde e na qualidade de vida. OBJETIVOS: Identificar o impacto de um programa de exercício físico, hidroginástica, a saúde e qualidade de vida do idoso. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo de caráter transversal com amostra constituída de 23 idosos, com idade entre 60 e 90 anos, praticantes de hidroginástica do programa do idoso VIVA+PUCPR que realizavam a modalidade no mínimo 2 vezes na semana. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Miniexame do estado mental (MEEM); Questionário e WHOQOL-bref e um questionário autoral para averiguar a percepção de saúde. Os participantes se tornavam elegíveis através da análise do ponto de corte do MEEM. Para a análise de dados foi realizada uma análise descritiva e o software utilizado foi o SPSS. RESULTADOS: Os participantes tiveram média na qualidade de vida geral de 76,9 (±10,7) pontos e o valor de p foi de 0,021. Os itens de percepção quanto aos impactos positivos da hidroginástica foram: “melhora na saúde” ficou com 87,0%, a mobilidade ficou com 78,3%, qualidade do sono 69,6%, humor 69,6% e o convívio social com 65,2%. Quanto as AVD’s 69,6% dos idosos responderam que a Hidroginástica ajudou de forma ótima a execução dessas atividades. Já o item “como considerava a sua saúde” 56,5% responderam como boa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo permitiu concluir que os idosos percebem um impacto positivo da hidroginástica em diferentes aspectos da saúde e na qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Idoso; Hidroginástica; Qualidade de Vida; MEEM; WHOQOL.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.